CANTAR E RIMAR IMAGENS DE SI
CENOGRAFIA E ETHOS EM NARRATIVAS DE RAP EMICIDA
Résumé
À luz da Teoria Semiolinguística do Discurso de Patrick Charaudeau (1999, 2016, 2017) e das perspectivas dos estudos enunciativo-discursivos de base sócio-histórica de Dominique Maingueneau (2015, 2018), este estudo investiga a constituição da cenografia e do ethos discursivo, enquanto imagens de si, em narrativas de letras de música. Selecionou-se, como corpus de análise, a letra da obra musical rap, intitulada Triunfo (2008), do cantor e compositor Emicida. Ao analisar tal corpus, sob o viés de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, procurou-se responder às seguintes questões: como se manifesta a cenografia no discurso da letra de canção rap selecionada? Como o ethos constitui-se nessa cenografia? Qual ethos o autor da narrativa rap produz para si? Para a análise, adotou-se, também, como referência, os estudos de Bakhtin (2009, 2011), Freitas et al. (2021), Machado e Mendes (2013), entre outros teóricos. Os resultados da pesquisa apontam que as cenas de enunciação criadas se situam no campo discursivo marginal, cujo enunciador faz uso do tom de protesto e de crítica social e se apropria do imaginário do sujeito marginalizado, negro, poeta do rap, oriundo da periferia urbana, para conferir discursivamente uma imagem positiva de si e apresentar um ethos investido de liderança, credibilidade, empoderamento, insurgência e idoneidade, em contraposição à visão opressora que procura silenciar sua voz e neutralizar sua identidade.
Références
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CHARAUDEAU, Patrick. Análise do discurso, controvérsias e perspectivas. In: MARI, H.; PIRES, S.; CRUZ, A. R.; MACHADO, I. L. Fundamentos e dimensões da análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Núcleo de Análise do Discurso, 1999.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2015.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso. Modos de Organização. São Paulo: Contexto, 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. Os estereótipos, muito bem. Os imaginários, ainda melhor. Trad. André Luiz Silva e Rafael Magalhães Angrisano. Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, p. 571-591, jan/jun, [2007] 2017.
COSTA, Sérgio. Dois Atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
DEHÒ, Maurício. “A música é uma arma”. UOL, 19 de abril de 2018. Entretenimento. Disponível em: https://www.uol/entretenimento/especiais/emicida.htm. Acesso em: 10 jun. 2022.
FIGUEIREDO, Marina Haber de. Rap e funk: a busca por voz e visibilidade. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9313. Acesso em: 25 jun. 2022.
FREITAS, Ernani Cesar de; JUNIOR, Fernando Simões Antunes; BOAVENTURA, Luis Henrique. Nat Natura: cenografia e ethos em perspectiva ergológica na comunicação organizacional. Organicom, São Paulo, v. 18, n. 36, p. 40-51, 2021.
MACHADO, Ida Lúcia. MENDES, Emília. A análise semiolinguística: seu percurso e sua efetiva tropicalização. Revista latino-americana de estudos do discurso, Brasília, v. 13, n. 2, p. 7-20, 2013.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2015.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2018.
MENDES, Gabriel Gutierrez & PEÇANHA, Caio Marques. Emicida e o Brasil de “Boa Esperança”. Espaço e Tempo Midiáticos, Palmas, v. 1, n. 1, p. 93-107, jul/dez, 2016.
MUDIMBE, Valentin-Yves. A invenção da África. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 16, p. 73-81, 2010.
OLIVEIRA, Leandro. “Triunfo”. In: OLIVEIRA, Leandro. Pra quem já Mordeu um Cachorro por Comida, até que eu Cheguei Longe. Produção: Felipe Vassão. [Single]. São Paulo: Laboratório Fantasma, 2008.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).