CANTAR E RIMAR IMAGENS DE SI

CENOGRAFIA E ETHOS EM NARRATIVAS DE RAP EMICIDA

Authors

Abstract

In light of Patrick Charaudeau's Semiolinguistic Theory of Discourse (1999, 2016, 2017) and the perspectives of socio-historical enunciative-discursive studies by Dominique Maingueneau (2015, 2018), this study investigates the constitution of scenography and discursive ethos, as self-images, in song lyrics narratives. As a corpus of analysis, were selected the lyrics of the rap musical work, entitled Triunfo (2008), by the singer and composer Emicida. By analyzing this corpus, under the bias of an exploratory-descriptive study of qualitative approach, we tried to answer the following methodological questions: how is the scenography manifested in the speech of the selected rap song lyrics? How is the ethos constituted in this scenography? What ethos does the author of the rap narrative produce for himself? This work also adopts as reference the studies by Bakhtin (2009, 2011), Freitas et al. (2021), Machado e Mendes (2013), among other complementary authors. The research results indicate that the enunciation scenes created are located in the marginal discursive field, whose enunciator uses the tone of protest and social criticism and appropriates the imaginary of the marginalized subject, black, rap poet, from the urban periphery, to discursively confer a positive image of the self and present an ethos invested with leadership, credibility, empowerment, insurgency and suitability, in opposition to the oppressive vision that seeks to silence its voice and neutralize its identity.

Author Biographies

Roberto Lima Sales, Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO)

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale (2021), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX), graduado em Tecnologia em Processamento de Dados com complementação pedagógica em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), graduado em Licenciatura em Artes pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente, exerce o cargo de professor de artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Paraíso do Tocantins. Possui experiência nas áreas de: Arte-Educação (com ênfase em dança, artes visuais/digitais e artes mnemônicas), Informática na Educação, Tecnologias Colaborativas, Webdesign e Edição Gráfica. Possui estudos (projetos de pesquisa e extensão), publicações e práticas artístico-pedagógicas voltados para as áreas de Artes Visuais e Dança, com ênfase em narrativas visuais e corporais, em memória afeiva e em educação sensível. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq "Estratégias de ensino e aprendizagem em múltiplas áreas - IFTO" e "NELPPE - Núcleo de Estudos em Linguagens e Políticas Públicas para a Educação - IFTO". 

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade. Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGV-RJ. Professor permanente no PPG em Letras da Universidade de Passo Fundo (RS). Integrante de conselhos editorias e parecerista ad hoc de revistas acadêmicas. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED); da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL); da Association Analyse des Discours de l?Amérique Latine (ADAL/Paris); coordenador (2018-2020) e participante efetivo do GT ANPOLL- Discurso, Trabalho e Ética. Trabalhou como funcionário do Banco do Brasil no período de janeiro/1975 a outubro/2002, onde exerceu diversos cargos comissionados na área da gestão; possui experiência como consultor organizacional em empresas e bancos, principalmente em unidades do Banco do Brasil no país e no exterior.

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras Português - Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), Especialização em Linguística do Texto pela mesma Universidade (1993) e mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). É doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor e pesquisador da Universidade Feevale, atuando no curso de Letras e no PPG em Processos e Manifestações Culturais. Também integra o quadro docente do curso de Letras do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). Atua no Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, constituído pelas linhas de pesquisa "Linguagens estéticas: processos e produção" e "Aquisição e desenvolvimento da linguagem". Entre outras publicações, é co-autor do livro Literatura na Escola - Propostas para o Ensino Fundamental (Artmed). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e metodologia de ensino da literatura.

References

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PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.

Published

2023-03-28

How to Cite

Lima Sales, R., Cesar de Freitas, E., & Mügge, E. (2023). CANTAR E RIMAR IMAGENS DE SI: CENOGRAFIA E ETHOS EM NARRATIVAS DE RAP EMICIDA. Porto Das Letras, 9(1), 45–72. Retrieved from https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/15038