CANTAR E RIMAR IMAGENS DE SI

CENOGRAFIA E ETHOS EM NARRATIVAS DE RAP EMICIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.cri1

Resumo

À luz da Teoria Semiolinguística do Discurso de Patrick Charaudeau (1999, 2016, 2017) e das perspectivas dos estudos enunciativo-discursivos de base sócio-histórica de Dominique Maingueneau (2015, 2018), este estudo investiga a constituição da cenografia e do ethos discursivo, enquanto imagens de si, em narrativas de letras de música. Selecionou-se, como corpus de análise, a letra da obra musical rap, intitulada Triunfo (2008), do cantor e compositor Emicida. Ao analisar tal corpus, sob o viés de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, procurou-se responder às seguintes questões: como se manifesta a cenografia no discurso da letra de canção rap selecionada? Como o ethos constitui-se nessa cenografia? Qual ethos o autor da narrativa rap produz para si? Para a análise, adotou-se, também, como referência, os estudos de Bakhtin (2009, 2011), Freitas et al. (2021), Machado e Mendes (2013), entre outros teóricos. Os resultados da pesquisa apontam que as cenas de enunciação criadas se situam no campo discursivo marginal, cujo enunciador faz uso do tom de protesto e de crítica social e se apropria do imaginário do sujeito marginalizado, negro, poeta do rap, oriundo da periferia urbana, para conferir discursivamente uma imagem positiva de si e apresentar um ethos investido de liderança, credibilidade, empoderamento, insurgência e idoneidade, em contraposição à visão opressora que procura silenciar sua voz e neutralizar sua identidade.

Biografia do Autor

Roberto Lima Sales, Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO)

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale (2021), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX), graduado em Tecnologia em Processamento de Dados com complementação pedagógica em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), graduado em Licenciatura em Artes pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente, exerce o cargo de professor de artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Paraíso do Tocantins. Possui experiência nas áreas de: Arte-Educação (com ênfase em dança, artes visuais/digitais e artes mnemônicas), Informática na Educação, Tecnologias Colaborativas, Webdesign e Edição Gráfica. Possui estudos (projetos de pesquisa e extensão), publicações e práticas artístico-pedagógicas voltados para as áreas de Artes Visuais e Dança, com ênfase em narrativas visuais e corporais, em memória afeiva e em educação sensível. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq "Estratégias de ensino e aprendizagem em múltiplas áreas - IFTO" e "NELPPE - Núcleo de Estudos em Linguagens e Políticas Públicas para a Educação - IFTO". 

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade. Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGV-RJ. Professor permanente no PPG em Letras da Universidade de Passo Fundo (RS). Integrante de conselhos editorias e parecerista ad hoc de revistas acadêmicas. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED); da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL); da Association Analyse des Discours de l?Amérique Latine (ADAL/Paris); coordenador (2018-2020) e participante efetivo do GT ANPOLL- Discurso, Trabalho e Ética. Trabalhou como funcionário do Banco do Brasil no período de janeiro/1975 a outubro/2002, onde exerceu diversos cargos comissionados na área da gestão; possui experiência como consultor organizacional em empresas e bancos, principalmente em unidades do Banco do Brasil no país e no exterior.

Ernani Mügge, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras Português - Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), Especialização em Linguística do Texto pela mesma Universidade (1993) e mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). É doutor em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor e pesquisador da Universidade Feevale, atuando no curso de Letras e no PPG em Processos e Manifestações Culturais. Também integra o quadro docente do curso de Letras do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). Atua no Grupo de Pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais, constituído pelas linhas de pesquisa "Linguagens estéticas: processos e produção" e "Aquisição e desenvolvimento da linguagem". Entre outras publicações, é co-autor do livro Literatura na Escola - Propostas para o Ensino Fundamental (Artmed). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e metodologia de ensino da literatura.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CHARAUDEAU, Patrick. Análise do discurso, controvérsias e perspectivas. In: MARI, H.; PIRES, S.; CRUZ, A. R.; MACHADO, I. L. Fundamentos e dimensões da análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Núcleo de Análise do Discurso, 1999.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso Político. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2015.

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso. Modos de Organização. São Paulo: Contexto, 2016.

CHARAUDEAU, Patrick. Os estereótipos, muito bem. Os imaginários, ainda melhor. Trad. André Luiz Silva e Rafael Magalhães Angrisano. Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, p. 571-591, jan/jun, [2007] 2017.

COSTA, Sérgio. Dois Atlânticos: teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

DEHÒ, Maurício. “A música é uma arma”. UOL, 19 de abril de 2018. Entretenimento. Disponível em: https://www.uol/entretenimento/especiais/emicida.htm. Acesso em: 10 jun. 2022.

FIGUEIREDO, Marina Haber de. Rap e funk: a busca por voz e visibilidade. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9313. Acesso em: 25 jun. 2022.

FREITAS, Ernani Cesar de; JUNIOR, Fernando Simões Antunes; BOAVENTURA, Luis Henrique. Nat Natura: cenografia e ethos em perspectiva ergológica na comunicação organizacional. Organicom, São Paulo, v. 18, n. 36, p. 40-51, 2021.

MACHADO, Ida Lúcia. MENDES, Emília. A análise semiolinguística: seu percurso e sua efetiva tropicalização. Revista latino-americana de estudos do discurso, Brasília, v. 13, n. 2, p. 7-20, 2013.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2015.

MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2018.

MENDES, Gabriel Gutierrez & PEÇANHA, Caio Marques. Emicida e o Brasil de “Boa Esperança”. Espaço e Tempo Midiáticos, Palmas, v. 1, n. 1, p. 93-107, jul/dez, 2016.

MUDIMBE, Valentin-Yves. A invenção da África. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 16, p. 73-81, 2010.

OLIVEIRA, Leandro. “Triunfo”. In: OLIVEIRA, Leandro. Pra quem já Mordeu um Cachorro por Comida, até que eu Cheguei Longe. Produção: Felipe Vassão. [Single]. São Paulo: Laboratório Fantasma, 2008.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Lima Sales, R., Cesar de Freitas, E., & Mügge, E. (2023). CANTAR E RIMAR IMAGENS DE SI: CENOGRAFIA E ETHOS EM NARRATIVAS DE RAP EMICIDA. Porto Das Letras, 9(1), 45–72. https://doi.org/10.20873.cri1