Da Epopeia Clássica ao Romance Moderno: O Percurso da Narrativa e o Fim Trágico de Duas Rainhas

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Resumo

O presente trabalho aborda o tema da narrativa literária e sua relação com a concepção de mundo das sociedades antigas e modernas. A partir das reflexões de Georg Lukács, em A Teoria do Romance, realizamos um cotejo de duas personagens, as rainhas Dido e Diana, pertencentes a obras separadas pelo tempo, pelo espaço e pela conjuntura histórico-filosófico-social: a epopeia Eneida, de Virgílio, escrita em 19 a.C., e o romance A Rainha do Ignoto, de Emília Freitas, publicado em 1899. Para cumprir esse intento, tecemos algumas considerações sobre o percurso da narrativa ao longo do tempo, conforme suporte teórico do filósofo Lukács (2007). Em seguida, abordamos as duas obras em foco, apresentando: breve contexto da produção de cada uma, enredo sucinto (vida, reino e morte das rainhas) e os princípios norteadores de ambas narrativas. Finalmente, confrontamos e, assim, destacamos as diferenças (e possíveis semelhanças) que engendram, no processo narrativo, os motivos e ações das marcantes personalidades femininas em questão.

Referências

Referências do artigo:
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VIRGÍLIO, P. Eneida. Tradução de Tassilo Orpheu Spalding. 9ª. Ed. São Paulo: Ed. Cultrix, 1999.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Caminha Viana Lopes, A. C. (2022). Da Epopeia Clássica ao Romance Moderno: O Percurso da Narrativa e o Fim Trágico de Duas Rainhas. Porto Das Letras, 8(4), 291–305. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/14626