As consequências da divisão do trabalho para um modo de vida social e emancipado

Autores

  • Izauria Zardo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Izauria Zardo

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv2n1-22

Palavras-chave:

Divisão do trabalho, sociedade, emancipação.

Resumo

O texto busca fazer uma reflexão sobre a natureza social do ser humano, bem como sua interdependência cada vez maior resultante da divisão do trabalho e fragmentação do conhecimento. Diante desses fatos, procura questionar de que forma ainda é possível falar na emancipação dos indivíduos, conciliando os conhecimentos de interesse comum da sociedade com os conhecimentos especializados de cada área profissional. Tais impasses são notadamente verificáveis ao constatarmos a pobreza e esvaziamento do debate político na esfera pública, o individualismo crescente, a falta de sentido para a própria existência, bem como a naturalização de um determinado modo de vida, em detrimento de outros possíveis. A partir daí, procura abordar qual seria a contribuição da filosofia, numa perspectiva teórica crítica, ao deparar-se com essas questões.

Biografia do Autor

Izauria Zardo, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Ética e Filosofia Política, sob orientação do professor Dr. Denilson Luís Werle. Bacharela em filosofia (UFSC/2015). Especialista em Regulação em saúde no SUS (USP/2013). Especialista em Saúde Pública (UFSC/2012). Graduada em enfermagem (UFSC/2007).

Downloads

Publicado

2017-06-14

Como Citar

Zardo, I., & Zardo, I. (2017). As consequências da divisão do trabalho para um modo de vida social e emancipado. Perspectivas, 2(1), 94–107. https://doi.org/10.20873/rpv2n1-22

Edição

Seção

Artigos