Formalização e axiomatização de provas ontológicas
Das conjecturas de Jeans e Schrödinger à formulação computacional de Benzmüller e Woltzenlogel Paleo da prova de Gödel
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv2n2-30Resumo
Kurt Gödel foi um dos maiores matemáticos do século XX, com contribuições para a lógica e também para o campo da cosmologia à partir da elaboração de soluções para as equações de Einstein. Como filósofo, Gödel dedicou-se à lógica e aplicou-se à axiomatização não formal de uma prova ontológica. Benzmüller e Woltzenlogel Paleo desenvolveram, por meios computacionais, uma formalização do sistema axiomático gödeliano. O trabalho pode abrir novas perspectivas para a aplicação de técnicas das ciências da computação no campo da lógica matemática, suscitar questões epistemológicas importantes, além de ser historicamente relevante por colocar em destaque um trabalho não publicado de Gödel. Apresentamos a tradução do trabalho de Benzmüller e Woltzenlogel Paleo, antecedida por um artigo com considerações gerais sobre diferentes provas ontológicas, cosmológicas e físico-teleológicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.