O ensino de filosofia no Brasil: algumas notas sobre avanços e desafios
Keywords:
ensinoAbstract
O presente artigo apresenta e analisa aspectos da situação do ensino de Filosofia no Brasil na pós-graduação, graduação e educação básica. Mapeia desafios, perspectivas e apresenta um diagnóstico do crescimento da pós-graduação em Filosofia no Brasil nos últimos anos, bem como de iniciativas como a Especialização em Ensino de Filosofia promovidas pela CAPES/UAB, também ofertada por diferentes universidades, além do recém-criado Mestrado Profissional em Filosofia, coordenado pela Universidade Federal do Paraná. Ainda na pós-graduação, um desafio que merece destaque é a disparidade da presença entre mulheres e homens na pesquisa em Filosofia. Na graduação, uma análise da licenciatura, particularmente quanto ao papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Em relação ao ensino de Filosofia no Ensino Médio, buscou-se analisar dois temas: aspectos relacionados ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que está em sua terceira edição para o componente curricular Filosofia; e destacar os desafios decorrentes da reforma do Ensino Médio, em curso, patrocinada pelo Governo Federal, sobretudo pelas indefinições e riscos ao Ensino Médio como um todo e, especificamente, quanto ao ensino de Filosofia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Magazine is under the Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0), according to which:
1) The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution which allows the sharing of articles published with the recognition of authorship and initial publication in this journal.
2) Authors are authorized to enter into additional contracts separately for distribution of the version of the work published in this journal, as long as there is recognition of authorship and initial publication in Perspectivas.
3) Authors are authorized and encouraged to disseminate published texts with proper references to the journal and its authors.