SE NECESITAN PROFESORES PARA LA TIERRA DE NADIE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p450Palabras clave:
Tecnología, educación, profesorResumen
Internet no puede seguir siendo la Tierra de Nadie. Es necesario que los profesores no tengamos miedo al mundo tecnoclógico que nos rodea y que cumplamos la tarea de orientadores de la transición de lo real para lo virtual. Creemos que al profesor no le cabe hablar de tecnología, sino de humanidad.
Descargas
Citas
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 2001.
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, Hucitec, 1978.
__________________. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. B179 ¬ 2a ed. rev. ¬ Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2005b, 368 p. 25-36
BARROS, Diana Luz Pessoa de. A comunicação humana. In: FIORIN, J.L. Introdução à linguística. 4.ed. São Paulo: Contexto, 2005.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.
ECO, U. Lector in Fabula. São Paulo: Perspectiva, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
GERALDI, João Wanderley. A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor. Disponível em http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_05_p079-084_c.pdf, acesso em 23 dez. 2008.
LÉVY, Pierre. O Que é o Virtual. São Paulo: Editora 34, 1997.
MORIN, Edgar. A cobeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 4. ed. Rio de janeiro: Bertran Brasil, 2001.
REIS, Carlos; LOPES, Maria Cristina M. Dicionário de Narratologia. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2002.
WENGER, Etienne. Communities of practice a brief introduction. June, 2006. Disponível em: http://www.ewenger.com /theory/index.htm
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.