FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA, UMA VISTA PANORÂMICA DA GLOBALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p365Palabras clave:
Competências, Competências UNESCO, Competências da OCDE, as Competências Delors, Universidade públicaResumen
RESUMOO artigo apresenta os resultados da pesquisa nomeada "A formação das
competências profissionais nos cenários da globalização. O papel da Universidade
Pública", aonde se analisa as formações de habilidades e atitudes teóricas e práticas necessárias para realizar um ótimo desempenho profissional, além do compromisso social envolvido pelo fato de ter-se formado numa instituição pública. Também se analisam as competências propostas pela UNESCO, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e o Relatório Delors propor para se desenvolver pelo ensino superior, de modo que um grupo de graduados poderem auto avaliar qual foi a participação da Universidade ao invés do que eles aprenderam ao longo da vida.
Descargas
Citas
AVILA, Claudia; DE AGUINAGA, C. Patricia. El papel de la Universidad en el Desarrollo de Competencias y la Acreditación. En ROSARIO, Víctor; DIDRIKSSON, Axel; MARÚM, Elia; DIAS, José; et al. La Acreditación de la Educación Superior en Iberoamérica. Guadalajara: Editorial Red de Académicos de Iberoamérica. A.C., 2013.
Coordinación del Área Educativa del Equipo de Transición del Presidente Electo Vicente Fox Quesada. Bases para el Programa Sectorial de Educación, 2001-2006. México: Editorial SEP, 2000.
CROCKER, René. Gestión Académica del Currículum por Competencias. México: Editorial Universidad de Guadalajara, 2008.
DELORS, Jacques. La Educación Encierra un Tesoro. Madrid: Editorial Santillana, Ediciones UNESCO, 1996.
International Association of Universities. Towards a Century of Cooperation. Internationalization of higher education. Paris: Editorial IAU, 1998.
Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE). ICT and Learning. Supporting Out-of-school Youth and Adult. París: Editorial OCDE, 2005.
OCDE, (2010). Working Paper 21st Century Skills and Competences for New Millennium Learners in OECD Countries. EDU Working paper No. 41. Paris: Instituto de Tecnologías Educativas. Disponible en: http://recursostic.educacion.es/blogs/europa/media/blogs/europa/informes/Habilidades_y_competencias_siglo21_OCDE.pdf . Acceso en 04 jul. 2013.
PERRENOUD, P. Diez nuevas competencias para enseñar. Cd. De México: Editorial Graó, 2004.
SÁNCHEZ, Ma. Dolores. Modelos Académicos. México: Editorial ANUIES, 1995.
SIMONE, Dominique; HERSH, Laura. Definir y seleccionar las competencias fundamentales para la vida. México: Editorial Fondo de Cultura Económica, 2004.
UNESCO. Declaración Mundial Sobre la Educación Superior en el Siglo XXI. Visión y Acción. París: Editorial UNESCO, 1998.
UNESCO. Enfoque por Competencias, Oficina Internacional de Educación.2007. Disponible en: http://www.ibe.unesco.org/es/comunidades/comunidad-de-practica-cop/enfoque-por-competencias.html. Acceso en 01 oct. 2013.
UNESCO. Las competencias en el desarrollo curricular. Disponible en: http://www.ibe.unesco.org/cops/Competencies/Competencias_esp.pdf .Acceso en 01 oct. 2013.
Universidad de Guadalajara. Modelo Educativo Siglo XXI. Guadalajara: Editorial UdeG, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.