COVID-19 Y LA EDUCACIÓN EN LOS SISTEMAS DE EDUCACIÓN REGIONAL DEL ESTADO DEL NORTE: primeras lecciones

Autores/as

  • Katia Cristina C. F. Brito Universidade Federal do Tocantins
  • Meire Lúcia Andrade da Silva Secretaria Municipal de Educação de Grurupi-TO
  • Ana Gabriela Ferreira Brito
  • Lêda Lira Costa Barbosa Rede de Educação Estadual do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a6en

Palabras clave:

COVID-19, State Teaching Systems, North region, Education, Remote teaching

Resumen

El articulo presenta y analiza el nivel de desarrollo de las acciones y deliberaciones de los Sistemas de Enseñanza del Estado de la Región Norte, desde la ocurrencia del primer caso de contaminación por COVID-19 en Brasil, revelando potencialidades, tendencias y brechas. Utiliza el análisis documental de tres categorías: suspensión de clases, deliberaciones sobre las posibilidades del aprendizaje a distancia y el destino de las comidas escolares. Se identificó que las deliberaciones fueron provisionales e indican una tendencia predominante en el uso de mecanismos de aprendizaje a distancia, aunque existen pocas condiciones para acceder y aprender de las soluciones presentadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katia Cristina C. F. Brito, Universidade Federal do Tocantins

PhD in Education from the Federal University of São Carlos (UFSCar). Professor in the Pedagogy Course at the Federal University of Tocantins (UFT) and in the Professional Master in Education (PPPGE / UFT).  katiacristina@uft.edu.br.

Meire Lúcia Andrade da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Grurupi-TO

Master in Education (2019) from the Federal University of Tocantins (PPGE / UFT). Basic education teacher at the Municipal Education Network of Gurupi (TO). melucia26@hotmail.com

Ana Gabriela Ferreira Brito

Bachelor of Psychology from the Centro Universitário Luterano de Palmas. anagfbrito@gmail.com.

Lêda Lira Costa Barbosa, Rede de Educação Estadual do Tocantins

Master in Education (PPPGE / UFT). Basic Education Teacher at Tocantins State Education Network. costa.lira@mail.uft.edu.br.

Citas

Colemarx. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. UFRJ - Rio de Janeiro - RJ. Disponível em: http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf. Acessado em:

Conselho Federal De Medicina. Menos de 10% dos municípios brasileiros possuem leito de UTI. Disponível em: https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27828:2018-09-04-19-31-41&catid=3. Acessado em:

Governo do Estado do Amapá. Decreto suspende aulas e muda a rotina do serviço público no Amapá. Veja os detalhes: O governador Waldez Góes adotou outras medidas como a suspensão de eventos coletivos em ambientes fechados promovidos pelo governo do estado por 30 dias. Disponível em: https://portal.ap.gov.br/ler_noticia.php?slug=1703/decreto-suspende-aulas-e-muda-a-rotina-do-servico-publico-no-amapa-veja-os-detalhes Acessado em:

Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. Acessado em:

Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acessado em:

Medida Provisória nº Nº 934, de 1 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, 1 abr. 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591 Acessado em:

Ministério da Saúde. (30 de abril de 2020). Coronavírus Brasil. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ . Acessado em:

Organização Pan-Americana de Saúde/ Organização Mundial de Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875 . Acessado em:

Projeto de Lei nº 786, de 24 de maio de 2020. Altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, para autorizar, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica, 2020. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141262 . Acessado em:

Publicado

2020-04-01

Cómo citar

BRITO, Katia Cristina C. F.; SILVA, Meire Lúcia Andrade da; BRITO, Ana Gabriela Ferreira; BARBOSA, Lêda Lira Costa. COVID-19 Y LA EDUCACIÓN EN LOS SISTEMAS DE EDUCACIÓN REGIONAL DEL ESTADO DEL NORTE: primeras lecciones. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 6, n. 2, p. a6en, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a6en. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10534. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.