PROCESSO METODOLÓGICO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA PARA DESENVOLVER UM CONTEÚDO INTERATIVO PARA TABLETS EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p139

Palavras-chave:

Interatividade, Revistas Digitais, Pesquisa Prática Experimental, Jornalismo, Tablets

Resumo

A construção coletiva de produto interativo em sala de aula, faz com que o conhecimento do fazer seja melhor interiorizado. A participação neste processo de produção nos remete a um certo criticismo sobre o que foi desenvolvido, bem como entender erros e prever soluções. A interatividade ainda é um desafio na área da comunicação, muitos autores a interligam com os aparatos tecnológicos para motivar tal interação. O presente artigo pretende apresentar uma pesquisa prática experimental, desenvolvido no Projeto de Extensão LabProJor – UFSC e PIBIC, com alunos de graduação e Pós-Graduação. Este experimento além de resultar em um exercício prático e metodológico para o desenvolvimento de um conteúdo interativo para tablets, promoveu uma pesquisa conceitual sobre interatividade. Como pensar em um texto interativo a partir de um conteúdo de mídia impressa? Suas especificidades na prática. Este exercício perpassa a área da comunicação, e envolve áreas multidisciplinares tais como Novas Tecnologias e Design. Apesar da complexidade o aluno consegue uma imersão no processo produtivo que lhe dá condições de fazer uma análise mais criteriosa do que foi produzido e incentivar a inovação na área do Jornalismo e Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Romeiro Paulino, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Orientadora da produção e pesquisa experimental.  E-mail: rcpauli@gmail.com

Referências

AGNER, Luiz, et all. Design de interação no jornalismo para tablets: avalian-do interfaces gestuais em um aplicativo de notícias. Anais do 4° Congresso Sul Americano de Design de Interação. 2012.

AGNER, Luiz. Em busca de um olhar interdisciplinar sobre a arquitetura de informação, a usabilidade e a metacomunicação em dispositivos móveis com interfaces gestuais. Anais do Simpósio Nacional da ABCiber. Florianópolis: ABCiber, 2011. ISBN: 978-85-61682-64-4.

BARBOSA, Suzana; FIRMINO, Fernando; NOGUEIRA, Leila; ALMEIDA, Yuri. A atu-ação jornalística em plataformas móveis: Estudo sobre produtos autóctones e a mudança no estatuto do jornalista. Brazilian Journalism Research (Online), v. 9, p. 1-20, 2013. Disponível em: < http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/549/489 >. Acesso em: 15 abr 2016.

BARSOTTI, Adriana; AGUIAR, Leonel. Produção de notícias para dispositivos mó-veis: A lógica das sensações e o infotenimento. In: CANAVILHAS, J. (Org). Notí-cias e Mobilidade: O Jornalismo na Era dos Dispositivos Móveis. Covilhã, Por-tugal: Livros LabCOM, 2013. p. 295-318.

GOBBI, Maria Cristina; BERNARDINI, Gleice. Interatividade: um conceito além da internet. Revista GEMInIS (Online), v. 1, n. 2, ano 4, p. 42 – 56, 2013. Disponível em: < http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/143>. Acesso em: 15 abr 2016.

HOMEM MÁQUINA. O que é Affordance e como projetar pensando nisso. Disponível em: < http://www.homemmaquina.com.br/blog/design/o-que-e-affordance/>. Acesso em 15 abr 2016.

MOURA, R., L.,História das Revistas Brasileiras – informação e entreteni-mento. História da Mídia Impressa, VIII Encontro Nacional de História da Mídia, Unicentro, Guarapuava, PR.

PALACIOS, Marcos, BARBOSA, Suzana, FIRMINO, Fernando, CUNHA, Rodrigo da. Jornalismo móvel e inovações induzidas por affordances em narrativas para a-plicativos em tablets e smartphones. In: CANAVILHAS, J.; SATUF, I. (Orgs). Jor-nalismo para Dispositivos Móveis: produção, distribuição e consumo. Covilhã, Portugal: Livros LabCOM, 2015. p. 7-42.

PAULINO, Rita. Conteúdo digital interativo para tablets-ipad: Uma forma híbrida de conteúdo digital. In: PAULINO, R.; RODRIGUES, V. (Orgs.). Jornalismo para Tablets: Pesquisa e Prática. Florianópolis: Insular, 2013, p. 15-27.

PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2011 (Coleção: Cibercultura) 239 p.

ROST, Alejandro. Interatividade: Definições, estudos e tendências. In: CANAVI-LHAS, J. (Org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covi-lhã, Portugal: Livros LabCOM, 2014. p. 58-88.

Publicado

2017-05-01

Como Citar

PAULINO, Rita de Cássia Romeiro. PROCESSO METODOLÓGICO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA PARA DESENVOLVER UM CONTEÚDO INTERATIVO PARA TABLETS EM SALA DE AULA. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 3, p. 139–163, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p139. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3478. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático