PROCESSO METODOLÓGICO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA PARA DESENVOLVER UM CONTEÚDO INTERATIVO PARA TABLETS EM SALA DE AULA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p139

Mots-clés :

Interatividade, Revistas Digitais, Pesquisa Prática Experimental, Jornalismo, Tablets

Résumé

A construção coletiva de produto interativo em sala de aula, faz com que o conhecimento do fazer seja melhor interiorizado. A participação neste processo de produção nos remete a um certo criticismo sobre o que foi desenvolvido, bem como entender erros e prever soluções. A interatividade ainda é um desafio na área da comunicação, muitos autores a interligam com os aparatos tecnológicos para motivar tal interação. O presente artigo pretende apresentar uma pesquisa prática experimental, desenvolvido no Projeto de Extensão LabProJor – UFSC e PIBIC, com alunos de graduação e Pós-Graduação. Este experimento além de resultar em um exercício prático e metodológico para o desenvolvimento de um conteúdo interativo para tablets, promoveu uma pesquisa conceitual sobre interatividade. Como pensar em um texto interativo a partir de um conteúdo de mídia impressa? Suas especificidades na prática. Este exercício perpassa a área da comunicação, e envolve áreas multidisciplinares tais como Novas Tecnologias e Design. Apesar da complexidade o aluno consegue uma imersão no processo produtivo que lhe dá condições de fazer uma análise mais criteriosa do que foi produzido e incentivar a inovação na área do Jornalismo e Comunicação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rita de Cássia Romeiro Paulino, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Orientadora da produção e pesquisa experimental.  E-mail: rcpauli@gmail.com

Références

AGNER, Luiz, et all. Design de interação no jornalismo para tablets: avalian-do interfaces gestuais em um aplicativo de notícias. Anais do 4° Congresso Sul Americano de Design de Interação. 2012.

AGNER, Luiz. Em busca de um olhar interdisciplinar sobre a arquitetura de informação, a usabilidade e a metacomunicação em dispositivos móveis com interfaces gestuais. Anais do Simpósio Nacional da ABCiber. Florianópolis: ABCiber, 2011. ISBN: 978-85-61682-64-4.

BARBOSA, Suzana; FIRMINO, Fernando; NOGUEIRA, Leila; ALMEIDA, Yuri. A atu-ação jornalística em plataformas móveis: Estudo sobre produtos autóctones e a mudança no estatuto do jornalista. Brazilian Journalism Research (Online), v. 9, p. 1-20, 2013. Disponível em: < http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/549/489 >. Acesso em: 15 abr 2016.

BARSOTTI, Adriana; AGUIAR, Leonel. Produção de notícias para dispositivos mó-veis: A lógica das sensações e o infotenimento. In: CANAVILHAS, J. (Org). Notí-cias e Mobilidade: O Jornalismo na Era dos Dispositivos Móveis. Covilhã, Por-tugal: Livros LabCOM, 2013. p. 295-318.

GOBBI, Maria Cristina; BERNARDINI, Gleice. Interatividade: um conceito além da internet. Revista GEMInIS (Online), v. 1, n. 2, ano 4, p. 42 – 56, 2013. Disponível em: < http://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/143>. Acesso em: 15 abr 2016.

HOMEM MÁQUINA. O que é Affordance e como projetar pensando nisso. Disponível em: < http://www.homemmaquina.com.br/blog/design/o-que-e-affordance/>. Acesso em 15 abr 2016.

MOURA, R., L.,História das Revistas Brasileiras – informação e entreteni-mento. História da Mídia Impressa, VIII Encontro Nacional de História da Mídia, Unicentro, Guarapuava, PR.

PALACIOS, Marcos, BARBOSA, Suzana, FIRMINO, Fernando, CUNHA, Rodrigo da. Jornalismo móvel e inovações induzidas por affordances em narrativas para a-plicativos em tablets e smartphones. In: CANAVILHAS, J.; SATUF, I. (Orgs). Jor-nalismo para Dispositivos Móveis: produção, distribuição e consumo. Covilhã, Portugal: Livros LabCOM, 2015. p. 7-42.

PAULINO, Rita. Conteúdo digital interativo para tablets-ipad: Uma forma híbrida de conteúdo digital. In: PAULINO, R.; RODRIGUES, V. (Orgs.). Jornalismo para Tablets: Pesquisa e Prática. Florianópolis: Insular, 2013, p. 15-27.

PRIMO, A. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2011 (Coleção: Cibercultura) 239 p.

ROST, Alejandro. Interatividade: Definições, estudos e tendências. In: CANAVI-LHAS, J. (Org). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covi-lhã, Portugal: Livros LabCOM, 2014. p. 58-88.

Publié-e

2017-05-01

Comment citer

PAULINO, Rita de Cássia Romeiro. PROCESSO METODOLÓGICO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA PARA DESENVOLVER UM CONTEÚDO INTERATIVO PARA TABLETS EM SALA DE AULA. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 139–163, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n3p139. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3478. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático