A Contribuição da Educomunicação para o Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p327Palavras-chave:
Jornalismo, Educomunicação, FormaçãoResumo
O interesse desse trabalho volta-se para o ensino superior e sobre o curso de Jornalismo, onde os estudantes aprendem desde cedo a lidar com os meios de comunicação e as novas tecnologias. Como fruto do meu estágio de pós-doutoramento na Faculdade Cásper Líbero, a pesquisa pretende refletir sobre a relação Comunicação e Educação nos próprios cursos de comunicação, ou seja, se a apropriação das tecnologias da informação forma cidadãos críticos e conscientes de sua participação na sociedade. Quero chamar a atenção para a contribuição da Educomunicação para o Ensino Superior.
Downloads
Referências
BARROS, L. e KÜNSCH, D. “Saber pensar seu pensamento”: reflexões em conjunto sobre epistemologia da comunicação. In: Líbero, Ano X, nº 20, dez. 2007, p. 9-20.
BRAGA, J. e CALAZANS, R. Comunicação & Educação, questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
BUCCI, E. Sobre Ética e Imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, pp. 188-201.
BUCKINGHAM, D. Precisamos realmente de educação para os meios? In: Comunicação & Educação. Ano XVII, n.2, julho/dez. 2012 p. 41-60.
CANCLINI, N. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1995.
______. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 1998.
CITELLI, A. Outras linguagens na escola. São Paulo: Cortez, 2000.
______. Comunicação e Educação. A linguagem em movimento. São Paulo: Senac, 2004.
CITELLI, A & COSTA, C. (coord.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
DEFLEUR, M.; BALL-ROKEACH, S. Teorias da Comunicação de Massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.
DEL BIANCO, N. (org.). O rádio brasileiro na era da convergência. Coleção GP’s E-books. Volume 5. São Paulo: Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora, Intercom, 2012.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 2006.
HUERGO, J. “Comunicación/Educación: itinerarios transversales”. In: VALDERRAMA, Carlos Eduardo. Comunicación-educación: coordenadas, abordajes y travesías. Bogotá: Universidad Central, 2000, p. 3-25.
______. “Una guía de comunicación/educación, por las diagonales de la cultura y la política”. In: APARICI, Roberto (coord.). Educomunicacíon: más allá del 2.0. Barcelona: ed. Gedisa, 2010.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
MARTÍN-BARBERO, J. Ofício de Cartógrado: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
______. Comunicação na Educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MENEZES, J. “Comunicação, espaço e tempo: Vilém Flusser e os processos de vinculação”. In: COELHO, Claudio Novaes Pinto e LIMA JUNIOR, Walter Teixeira (orgs.). Comunicação: diálogos, processos e teorias. São Paulo: Pleiade, 2010.
OROZCO GÓMEZ, G. Comunicação, educação e novas tecnologias: Tríade do século XXI. In: Comunicação & Educação. Ano VIII, n. 23, jan./abr 2002, p. 57-70.
______. De la enseñanza al aprendizaje: desordenamientos educativo-comunicativos en los tiempos, escenarios y procesos de conocimiento. Colombia: Nómadas, nº 21, 2004.
______. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014.
SETTON, M. A cultura da mídia na escola. São Paulo: Annablume, 2004.
SOARES, I. Educomunicação: um campo de mediações. In: Comunicação & Educação. Ano VII, n. 19, set./dez. 2000, p.12-24.
______. Muitos Meios, Muitas Comunicações. In: Salto para o futuro, SEED/MEC, ano XVIII, Boletim 18, set/out/2008, 49-58.
______. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo: Paulinas, 2011.
______. Educomunicação: As múltiplas tradições de um campo emergente de intervenção social, na Europa, Estados Unidos e América Latina. (no prelo)
SODRÉ, M. “Existe consciência ética na Imprensa?” In: PAIVA, Raquel (org.). Ética, Cidadania e Imprensa. Rio de Janeiro: Mauad, 2002, pp.187-196.
______. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.
SOUSA, M. Recepção Midiática e Espaço Público: novos olhares. São Paulo: Paulinas, 2006.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.