GUILHERME BOULOS E O CAPITAL MIDIÁTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a45pt

Palavras-chave:

Guilherme Boulos, capital midiático, capital político, mídia, política

Resumo

O artigo discute o papel da mídia na carreira política de Guilherme Boulos. O modo como ele conseguiu acumular “capital midiático”, que se voltou ao âmbito político, é o foco do estudo de caso, que utiliza informações da literatura, dados de coberturas noticiosas e artigos opinativos de Boulos publicados em um jornal de referência (Folha de S.Paulo), bem como informações sobre o uso feito por ele de mídias digitais (aspecto no qual é feita comparação com outros agentes). O estudo demonstra que o acúmulo de capital midiático se deu de maneira paulatina, relacionando-se a aspectos do capital social e cultural que Boulos possuía. Também é notável que ele soube se inserir na mídia hegemônica e utilizar meios digitais próprios para confrontar representações negativas.

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Biografia do Autor

Richard Romancini, Uniersidade de São Paulo

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo.

Viviane Barbosa Marques, Universidade de São Paulo

Mestranda em Ciências da Comunicação e Especialista em Gestão de Comunicação Organizacional pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Comunicação pela Universidade São Judas Tadeu.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

ROMANCINI, Richard; MARQUES, Viviane Barbosa. GUILHERME BOULOS E O CAPITAL MIDIÁTICO. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a45, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a45pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/17426. Acesso em: 1 abr. 2025.