RETRATO DE LOS MEDIA LABS: um framework para creación de laboratorios de medios universitarios en Brasil

Autores/as

  • Maria José Baldessar UFSC
  • Larissa Gaspar Coelho Pinto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a1pt

Palabras clave:

media lab, laboratório de mídia, inovação em mídia, framework, ecossistema de inovação

Resumen

Este artículo defiende la idea de que los laboratorios de médios, los media labs, pueden ser la solución para conectar ecosistemas de innovación, ya que actúan como espacios de experimentación desde la perspectiva de las Humanidades Digitales. Mediante una investigación descriptiva-exploratoria y entrevistas semiestructuradas con representantes de los laboratorios de medios brasileños, el objetivo de este artículo es demostrar la importancia de los laboratorios de medios para promover la educación y la conexión de los sectores tecnológicos. El principal resultado de la investigación es la propuesta de un framework conceptual que retrata los elementos físicos, humanos y organizativos que deben ser considerados para creación de un media lab.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria José Baldessar, UFSC

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), coordenadora do Grupo de Pesquisa ?Geografias da Comunicação?, da Intercom e do grupo de pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência ? certificado pelo CNPq. É professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente permanente nos programas de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e no de Estudos da Tradução. Ministra disciplinas na graduação em Jornalismo relacionadas ao jornalismo online, economia da mídia e produção textual. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico, institucional), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, internet, hipermídia, jornalismo online, economia da mídia, história da mídia, convergência digital, usabilidade e ensino de jornalismo. Integra o Núcleo de Televisão Digital Interativa, onde coordena os projetos de extensão, entre eles o www. www.cotidiano.ufsc.br.

Larissa Gaspar Coelho Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), dedicou grande parte da graduação na área de jornalismo online multimídia, participando do projeto de extensão Cotidiano UFSC para experimentação de novos formatos em jornalismo online. Como Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolveu a grande reportagem online com características multimídia "Pedacitos de Valpo", que conquistou o 2º lugar na 1ª Exposição de Pesquisa Experimental em Jornalismo UFSC. Atuou como jornalista em veículos de comunicação e mais recentemente na área de comunicação institucional e marketing. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC) e pós-graduanda do MBA Gestão da Inovação na Comunicação Digital da Faculdade CESUSC.

Citas

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v.

CAPOANO, E. Media labs de Jornalismo no Brasil: conceitos, tendências e desafios para uma proposta nacional. Revista Comunicação Midiática (Online), Bauru, SP, v. 10, n. 3, p. 221-231, set. 2015.

ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from national systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university-industry-government relations. Research Policy, v. 29, p. 109-123, 2000.

FONSECA, F. Laboratórios Experimentais: espaços em branco na educação formal. Em Aberto, v. 28. Brasília, jul./dez. 2015

FONSECA, F. S. Redelabs: laboratórios experimentais em rede. 2014. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014. Disponível em:

FONTANELLA, B.; RICAS, J.; TURATO, E. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cadernos de Saúde Pública, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 17-27, jan. 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008000100003.

GIL, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2002.

HAASE, K. Why the Media lab works: A personal view. IBM Systems Journal, v. 39, n. 3- 4, p. 419-431, 2000. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/10.1147/sj.393.0419>. Acesso em 15 de fev. de 2020.

<http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/268901/1/Fonseca_FelipeSchmidt_M.pdf> Acesso em: 15 de mar. de 2021.

ESPM SP. Media lab ESPM SP, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <https://pesquisa.espm.br/pesquisa-espm/nucleos-de-pesquisa/espm-media-lab/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

HASSAN, Z. The Social Labs Revolution: a new approach to solving our most complex challenges. San Francisco: Berret-Koehlet Publishers, 2014.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

MANZINI, E. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Seminário internacional sobre pesquisa e estudos qualitativos, 2004. Bauru: USC, 2004. ISBN: 85-98623-01-6. 10p. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EduardoManzini/Manzini_2004_entrevista_semi-estruturada.pdf> Acesso em: 01 de fev. 2021.

MARTÍN, J, M.; MELLADO, J. R. Los cuatro ejes de la cultura participativa actual. De las plataformas virtuales al medialab. Revista Icono14 Revista Científica de Comunicación y Tecnologías Emergentes, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 95-122, 1 jan. 2016. Asociacion Cientifica ICONO14. http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v14i1.904.

MAXWELL, J. A. Designing a qualitative study. In: BICKMAN, L; ROG, D. (Ed.) Handbook of Applied Social Research Methods. Thousand Oaks CA: Sage, 2008. p. 214-253.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem (understanding media). São Paulo: Cultrix, 1969

NUNES, Ana Cecília Bisso. O que é inovação em mídia e jornalismo? Uma análise de media labs e seus projetos. 333 f. Tese (Doutorado em comunicação social em regime de cotutela com a Universidade da Beira Interior) - Escola de Comunicação, Artes e Design - FAMECOS Programa de Pós-graduação em Comunicação

PERASSI, R. Mídia do Conhecimento: Ideias sobre mediação e autonomia. Florianópolis, SC: SIGMO/UFSC, 2019.

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador; Porto Alegre: Bookman, 2005.

PINTO, Larissa. Os media labs nas universidades brasileiras: mapeamento de espaços interdisciplinares e de promoção da cultura digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, Virtual. Anais Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – VIRTUAL – 1º a 10/12/2020. Bahia, 2020. p. 1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/sis/eventos/2020/resumos/R15-0665-1.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2021.

REGONIEL, P. Conceptual Framework: A Step by Step Guide on How to Make One. Simplyeducate.me. 5 de jan. de 2015. Disponível em: <http://simplyeducate.me/2015/01/05/conceptual-framework-a-step-by-step-guide-onhow-to-make-one/>. Acesso em: 15 de fev. de 2021.

SHEHABUDDEEN N., PROBERT D., PHAAL R., PLATTS K. Representing and approaching complex management issues: part 1 - role and definition (Working Paper), Institute for Manufacturing, University of Cambridge, UK. CTM2000/03, ISBN: 1-902546-21-0, 2000.

TANAKA, A. Situating within Society: Blueprints and Strategies for Media labs. In: PLOHMAN, A. (Ed.). A Blueprint for a Lab of the Future. Eindhoven: Baltan Laboratories, 2011.

THATCAMP 2012. Manifesto das Humanidades Digitais. Disponível em https://humanidadesdigitais.org/manifesto-das-humanidades-digitais/. Acesso em 18 de setembro de 2020.

TEIXEIRA, C.; TRZECIAK, S.; VARVAKIS. ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO: alinhamento conceitual: [recurso eletrônico}. Florianópolis: Via Ufsc, 2017. 24 p. Disponível em: <http://centrosdeinovacao.sc.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/11.Ecossistema-de-inovacao-Alinhamento-Conceitual.pdf>. Acesso em: 06 de abr. de 2021.

TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. Atlas, 1987.

UEL. Remid, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-pesquisa/remid/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

UFG. Media lab UFG, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <https://www.medialab.ufg.br/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

UFMA. LabCom, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <https://www.labcomdata.com.br/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

UFRB. LinkLivre, 2021. Conteúdo sobre o grupo de pesquisa. Disponível em: <https://www2.ufrb.edu.br/linklivre/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

UFRJ. Media lab UFRJ, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <http://medialabufrj.net/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

UNB. Media lab UnB, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <http://medialab.unb.br/index.php/o-medialab/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

UNICAMP. LIAG, 2021. Conteúdo sobre o laboratório de mídia. Disponível em: <https://liag.ft.unicamp.br/>. Acesso em: 22 de fev. de 2021.

WHAT IS A MEDIA LAB. A proposal. [2017]. Disponível em: https://whatisamedialab.com Acesso em 03 de outubro de 2020.

Publicado

2021-10-01

Cómo citar

BALDESSAR, Maria José; PINTO, Larissa Gaspar Coelho. RETRATO DE LOS MEDIA LABS: um framework para creación de laboratorios de medios universitarios en Brasil. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 7, n. 4, p. a1pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a1pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12313. Acesso em: 22 nov. 2024.