O MOVIMENTO SOCIAL INDÍGENA E A CONQUISTA DA ESCOLA INTERCULTURAL

Autores

  • Alceu Zoia Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Luiz Felipe Sousa Curvo Instituto Federal do Maranhão/Servidor (TAE-Bibliotecário)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a2pt

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Educação intercultural, Povos indígenas

Resumo

Movimento sociais tiveram grande participação como agentes políticos ao longo do século XX, é dessa articulação a nível de América Latina que ganha força a perspectiva da interculturalidade dentro da educação escolar indígena, que busca assim compreender a escola dentro das desigualdades pós-coloniais. O movimento indígena brasileiro começa a se organizar a partir da década de 70, tendo a União das Nações Indígenas (UNI) grande participação na carta constitucional de 1988, a qual irá fundamentar os direitos educacionais relativos à escola intercultural inserida dentro de um projeto societário próprio.

 

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Biografia do Autor

Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. alceuzoia@gmail.com.

 0000-0002-0512-9511

Luiz Felipe Sousa Curvo, Instituto Federal do Maranhão/Servidor (TAE-Bibliotecário)

Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Mato Grosso (2020). Atualmente ocupa o cargo de Bibliotecário-documentalista pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Barra do Corda. luiz.curvo88@gmail.com.

 0000-0002-0476-5663

Referências

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

ZOIA, Alceu; CURVO, Luiz Felipe Sousa. O MOVIMENTO SOCIAL INDÍGENA E A CONQUISTA DA ESCOLA INTERCULTURAL. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 1, p. a2pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a2pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11412. Acesso em: 15 nov. 2024.