O MOVIMENTO SOCIAL INDÍGENA E A CONQUISTA DA ESCOLA INTERCULTURAL

Auteurs-es

  • Alceu Zoia Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Luiz Felipe Sousa Curvo Instituto Federal do Maranhão/Servidor (TAE-Bibliotecário)

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a2pt

Mots-clés :

Movimentos sociais, Educação intercultural, Povos indígenas

Résumé

Movimento sociais tiveram grande participação como agentes políticos ao longo do século XX, é dessa articulação a nível de América Latina que ganha força a perspectiva da interculturalidade dentro da educação escolar indígena, que busca assim compreender a escola dentro das desigualdades pós-coloniais. O movimento indígena brasileiro começa a se organizar a partir da década de 70, tendo a União das Nações Indígenas (UNI) grande participação na carta constitucional de 1988, a qual irá fundamentar os direitos educacionais relativos à escola intercultural inserida dentro de um projeto societário próprio.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. alceuzoia@gmail.com.

 0000-0002-0512-9511

Luiz Felipe Sousa Curvo, Instituto Federal do Maranhão/Servidor (TAE-Bibliotecário)

Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Mato Grosso (2020). Atualmente ocupa o cargo de Bibliotecário-documentalista pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Barra do Corda. luiz.curvo88@gmail.com.

 0000-0002-0476-5663

Références

Referências Bibliográficas

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Intelectuais indígenas, interculturalidade e a educação. Revista Tellus, Campo Grande-MS, ano 14, n. 26, jan./ jul. 2014.

BICALHO, Poliene Soares dos Santos. Protagonismo indígena no Brasil: movimento, cidadania e direitos (1970-2009). 2010. Tese (Doutorado em História). Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

FAVRE, Henry. El indigenismo. México: Fondo de Cultura Económica, 1998.

FLEURI, Reinaldo Matias. Interculturalidade e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23. 2003.

GALLOIS, Dominique Tilkin. A escola como problema: algumas posições. In: CUNHA, Manuela Carneiro da; CESARINO, Pedro de Niemeyer. (Orgs.). Políticas culturais e povos indígenas. São Paulo: Unesp, 2016.

MUNDURUKU, Daniel. A escrita e a autoria fortalecendo a identidade. 2017. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/A_escrita_e_a_autoria_fortalecendo_a_identidade. Acesso em: 03 out. 2020.

PASSOS, Luiz Augusto. Cultura: flecha humana e cósmica que aponta o caminho para os sentidos. IN: GRANDO, Beleni Saléte; PASSOS, Luiz Augusto. (Orgs.). O eu e o outro na escola: contribuições para incluir a história e a cultura dos povos indígenas na escola. Cuiabá: EdUFMT, 2010.

SILVA, Maria do Socorro Pimentel da; HERBETTA, Alexandre. Educação intercultural e interepistêmica: desafios políticos para (e a partir) da escola indígena. In: LANDA, Mariano Baéz; HERBETTA, Alexandre Ferraz. (Orgs.). Educação indígena e interculturalidade: um debate epistemológico e político. Goiânia: Imprensa Universitária, 2017.

ZART, Laudemir Luiz. Produção social do conhecimento na experiência do curso de agronomia dos movimentos sociais do campo (CAMOSC): interação da Unemat e de movimentos sociais do campo. 2012. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica). Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2012.

ZOIA, Alceu. A questão da educação indígena na legislação brasileira e a escola indígena. IN: GRANDO, Beleni Saléte; PASSOS, Luiz Augusto. (Orgs.). O eu e o outro na escola: contribuições para incluir a história e a cultura dos povos indígenas na escola. Cuiabá: EdUFMT, 2010.

Publié-e

2021-01-01

Comment citer

ZOIA, Alceu; CURVO, Luiz Felipe Sousa. O MOVIMENTO SOCIAL INDÍGENA E A CONQUISTA DA ESCOLA INTERCULTURAL. Observatoire Journal, [S. l.], v. 7, n. 1, p. a2pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a2pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11412. Acesso em: 19 mai. 2024.