COMUNICAÇÃO, CULTURA, EDUCAÇÃO ESCOLAR DIFERENCIADA E ETNOEDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Autores

  • Alceu Zoia Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT) http://orcid.org/0000-0002-5335-6428
  • Nelson Russo de Moraes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1edpt

Palavras-chave:

educação, ensino, formação

Resumo

Este dossiê temático, integrante da Revista Observatório, é um dos frutos de um expressivo movimento de pesquisadores, professores e estudantes que assumem com coragem, ética e profundo respeito, a aproximação entre o conhecimento científico e as demandas de povos originários (indígenas, no caso brasileiro) e de comunidades tradicionais (dentre elas as comunidades quilombolas, geraizeiras, ribeirinhas e caiçaras, povos de terreiros, vazanteiros, povos de fundo de pastos, comunidades oriundas de processos de imigração, extrativistas e pantaneiras), dentro das especificidades da comunicação, cultura e etnoeducação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alceu Zoia, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. alceuzoia@gmail.com.

 0000-0002-0512-9511

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA), Mestre em Serviço Social pela UNESP, Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Professor do Curso de Graduação em Administração e do Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento, UNESP-Tupã. nelsonrusso@tupa.unesp.br.

0000-0003-0159-9433

Referências

AZEVEDO, A. D. M.; NEIVA, C. R. N.; CHAGAS JUNIOR, E. M. C. J.; ARROYO, M. B. DE C. F. A. O CORPO EM MOVIMENTO NO CARIMBÓ: uma contribuição no Desenvolvimento Sensório-Motor em Educação Física na Educação Infantil em Belém (PA). Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a1pt, 1 jan. 2021.

BORGES, A. K. P.; BRITO, A. G. F.; BATISTA, I. B.; MARINHO, J. DA S.; COSTA, E. B. DA S.; MELO, M. F. X. DE. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SAÚDE DO IDOSO: uma revisão bibliográfica. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a10pt, 1 jan. 2021.

CANÇADO, A. C.; BARROS, F. S.; BARROS, F. S. POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: revisão sistemática da literatura . Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a14pt, 1 jan. 2021.

EME, J. B.; BAPTISTA , M. L. C. JORNALISMO LITERÁRIO AVANÇADO E NARRATIVAS ARTESÃS: sinalizadores para a pesquisa em Turismo. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a15pt, 1 jan. 2021.

FERREIRA, W. A. DE A.; ZONIZOKEMAIRÔ, N. EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: complexos culturais da língua materna Haliti-Paresi. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a4pt, 1 jan. 2021.

MACIEL, E. DA S.; GOTARDELO, M. P. S.; RODRIGUES, A. L. M.; QUARESMA, F. R. P.; BARASUOL, A. M.; NASCIMENTO, L. R. DO. NOVO CORONAVÍRUS E AS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENVOLVIDOS EM SEU ENFRENTAMENTO. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a9pt, 1 jan. 2021.

MORAES, N. R. DE; GUALBERTO PEREIRA BERNIERI, C.; FÔLHA, J. G. P.; ALVES, L. G. P. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: valores sociais e culturais na Educação Infantil. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a6pt, 1 jan. 2021.

PORTO JÚNIOR , F. G. R.; ALVES , V. B.; SANTOS DA COSTA OLIVEIRA, I.; COSTA , J. S. DA. UM OLHAR SOBRE A GESTÃO AMBIENTAL DOS POVOS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA LEGAL. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a3pt, 1 jan. 2021.

PORTO JÚNIOR, F. G. R.; MARTINS, V. C.; MORAES, N. R. DE; MARCHETTI, C. T. B.; LACERDA, A. DA C. ECONOMIA DO GRUPO KAINGANG DO OESTE PAULISTA NA TERRA INDÍGENA VANUÍRE. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a8pt, 1 jan. 2021.

QUADRADO, J. C.; LIMA, E. A GESTÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a11pt, 1 jan. 2021.

QUIXABEIRA , A. P. DA S.; SILVA, A. R. A.; ARAÚJO, B. C. DE; SILVA, B. C.; ABREU, V. P. L.; BORGES, A. K. P.; FERREIRA, R. K. A. METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da literatura. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a12pt, 1 jan. 2021.

RODRIGUES, H.; MELO, I. “PLANTÃO DA CIDADE”: um estudo da participação política local e constituição de subjetividades por meio do Facebook. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a13pt, 1 jan. 2021.

SEFANE, A. F.; GOMES, J. DOS S. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAS: Etnias Moçambicanas. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a7pt, 1 jan. 2021.

VICENTE, E. F.; GOMES, S. C. V.; LIMA, P. G. QUILOMBOS PAULISTAS: A política pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em sua interface com as comunidades tradicionais frente ao projeto de lei estadual nº 529 de 2020. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a5pt, 1 jan. 2021.

ZOIA, A.; CURVO, L. F. S. O MOVIMENTO SOCIAL INDÍGENA E A CONQUISTA DA ESCOLA INTERCULTURAL. Revista Observatório , v. 7, n. 1, p. a2pt, 1 jan. 2021.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

ZOIA, Alceu; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças; MORAES, Nelson Russo de. COMUNICAÇÃO, CULTURA, EDUCAÇÃO ESCOLAR DIFERENCIADA E ETNOEDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 1, p. ed_pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1edpt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/12879. Acesso em: 8 nov. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.