BRAZIL DOES NOT NEED HUMAN AND SOCIAL SCIENCES: a possible reading of government advertising about Enem

Authors

  • Bianca Zanella Ribeiro Universidade do Minho
  • Daniella Lisieux de Oliveira Navarro Universidade do Minho
  • Helena Zanella Prates Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Teresa Ruão Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15pt

Keywords:

Comunicação;, Ciência, Educação Superior, Propaganda, Publicidade Governamental

Abstract

O presente texto apresenta uma análise crítica das campanhas oficiais de divulgação do Enem nos anos de 2019 e 2020 em meio a um cenário de tensões políticas entre governo e universidades federais, marcado, também, pela pandemia de coronavírus. O estudo demonstra uma representação parcial, no âmbito da publicidade governamental brasileira, das ciências e da educação superior, caracterizada, principalmente, pela sobrevalorização de cursos das Ciências da Saúde e formações tradicionalmente valorizadas pelo mercado de trabalho, como Direito e Engenharia, em contraste com a relativa invisibilidade das Ciências Humanas, Sociais e demais áreas do conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bianca Zanella Ribeiro, Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho, Portugal). Servidora pública lotada na Universidade Federal do Tocantins (UFT).b.zanella@gmail.com.

 

Daniella Lisieux de Oliveira Navarro, Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho, Portugal). Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). daniella.ufjf@gmail.com.

 

Helena Zanella Prates, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Pesquisadora no projeto LabCine - Laborátorio de Artes Cinemáticas e Visualização na Universidade Presbiteriana Mackenzie. helena.prates@gmail.com.

 

Teresa Ruão, Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho, Portugal). Professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais e Diretora-Adjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade desta instituição. truao@ics.uminho.pt.

 

References

AGOSTINI, R. (2019, abril 30). MEC cortará verba de universidade por “balbúrdia” e já enquadra UnB, UFF e UFBA. O Estado de S. Paulo [online]. Recuperado de: <https://bit.ly/3cD663e>.

ALEXANDER, J. C., GIESEN, B., MUNCH, R., & SMELSER, N. J. (1987). The micro-macro link. (J. C. Alexander, B. Giesen, R. Munch, & N. J. Smelser, Orgs.). Berkeley, CA: University of California Press.

ANPOF. (2019). Nota de repúdio a declarações do ministro da educação e do presidente da república [...]. Recuperado em 10 junho, 2019, de: <http://bit.ly/2lA7huI>.

BARDIN, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BBC. (2020, maio 5). 6 momentos dos ataques de Bolsonaro contra a imprensa – BBC News Brasil. Recuperado em 8 junho, 2020, de: <https://bbc.in/3h7VE6H>.

BOLSONARO, J. (2019a, abril 8). Entrevista concedida à Rádio Jovem Pan sobre os primeiros 100 dias de governo. Recuperado em 24 abril, 2019, de: <http://bit.ly/2jVuibb>.

BOLSONARO, J. (2019b, abril 26). Post no Twitter @jairbolsonaro. Twitter. Recuperado de: <https://bit.ly/3cD4lD3>.

CARVALHO, A. (2000). Opções metodológicas em análise de discurso: instrumentos, pressupostos e implicações. Comunicação e Sociedade 2, Cadernos d(14), 143–156.

CLARIVATE ANALYTICS. (2017). Research in Brazil – A report for Capes by Clarivate Analytics (2011-2016). Recuperado de: <https://bit.ly/30uocRY>.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. ([s.d.]). Tabela de Áreas do Conhecimento. Recuperado de: <https://bit.ly/2YifSlz>.

CRUZ, A. (2020). Pró-reitores divulgam carta aberta sobre programa de bolsas de Iniciação Científica do CNPq. Recuperado em 30 abril, 2020, de: <https://bit.ly/3cJVG1a>.

DIJK, T. A. van. (2005). Discurso, Notícia e Ideologia. Estudos na Análise Crítica do Discurso. (Z. Pinto-Coelho, Trad.). Porto: Campo das Letras.

FOLHA DE S. PAULO. (2020, abril 16). Bolsonaro ataca jornalistas uma vez a cada 3 dias, aponta entidade de imprensa – 16/04/2020 – Poder – Folha. Recuperado em 8 junho, 2020, de: <https://bit.ly/2YdiAsF>.

FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. ([s.d.]). Tabela de Áreas de Conhecimento. Capes. Recuperado de: <https://bit.ly/3haySuZ>.

G1. (2019, novembro 22). Ministro diz que há plantações de maconha em universidades. Recuperado em 29 maio, 2020, de: <https://glo.bo/3gBWSH6>.

G1. (2020, junho 8). Veículos de comunicação formam parceria para dar transparência a dados de Covid-19 | Política | G1. Recuperado em 8 junho, 2020, de: <https://glo.bo/2XKzAax>.

GARCIA, G., & GOMES, P. H. (2020, maio 19). Bolsonaro anuncia novo protocolo para uso da cloroquina. Recuperado em 7 junho, 2020, de: <https://glo.bo/3f1nTSL>.

GRANDELLE, R., & KAPA, R. (2018, novembro 9). Bolsonaro afirma que tentará “aparar” universidades e critica centros acadêmicos. Recuperado em 4 dezembro, 2018, de: <https://glo.bo/2RX7Tbe>.

ILHÉU, T. (2019, abril 29). Por que reduzir investimento na área de Humanas não faz sentido no Brasil. Guia do Estudante. Recuperado de: <https://bit.ly/3f1rbp4>.

JAPÃO. (2018). Basic Policy on Promotion of Science, Technology and Innovation for Sustainable Development Goals (STI for SDGs). Recuperado de: <https://bit.ly/2XHELbs>.

LIMA, D. (2019, maio 1). Ministro também quer cortar bolsa que financia pesquisa com ‘viés ideológico’’’. Folha de S. Paulo – Blog Painel. Recuperado de: <https://bit.ly/2Utx3Qi>.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. (2020, abril 2). Cerca de 5 milhões de profissionais de saúde serão cadastrados. Recuperado em 9 junho, 2020, de: <https://bit.ly/2YiUcWH>.

O GLOBO. (2020, maio 7). Relembre algumas vezes que Bolsonaro ignorou o isolamento social. Recuperado em 7 junho, 2020, de: <https://glo.bo/3f7unj9>.

ORLANDI, E. P. (2015). Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes.

PÊCHEUX, M. (1969). Analyse automatique du discours. Paris: Dunod.

PÊCHEUX, M. (1990). O Discurso: estrutura ou acontecimento. (E. P. Orlandi, Trad.). Campinas: Pontes.

REVISTA FÓRUM. (2019, abril 26). “Pode estudar Filosofia? Pode. Com dinheiro próprio”. Recuperado em 8 junho, 2020, de: <https://bit.ly/2XJz0Kl>.

ROCHA, D., & DEUSDARÁ, B. (2006). Análise de conteúdo e análise do discurso: o lingüístico e seu entorno. Delta [online], 22(1), 29–52.

SAKAMOTO, L. (2020, fevereiro 7). De “parasita” a “zebra gorda”, servidor público é alvo do governo Bolsonaro. Recuperado em 29 maio, 2020, de: <https://bit.ly/3dSfEIo>.

WODAK, R., & MEYER, M. (2001). Methods of Critical Discourse Analysis. Londres: Sage Publications.

Published

2020-04-01

How to Cite

RIBEIRO, Bianca Zanella; NAVARRO, Daniella Lisieux de Oliveira; PRATES, Helena Zanella; RUÃO, Teresa. BRAZIL DOES NOT NEED HUMAN AND SOCIAL SCIENCES: a possible reading of government advertising about Enem. Observatory Journal, [S. l.], v. 6, n. 2, p. a15pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/10669. Acesso em: 22 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)