PESQUISA E INTERVENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO “DOSSIÊ SAÚDE MENTAL E ADOECIMENTO NAS IES”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P136

Palavras-chave:

Saúde Mental; Sofrimento Psíquico; Ensino Superior; Estudantes Universitários; Professores Universitários.

Resumo

Em 2019 iniciou-se a construção do Dossiê Temático "Saúde Mental e Adoecimento nas Instituições de Ensino Superior” publicado em dois volumes da Revista Trabalho (En)Cena congregando 20 artigos no total. À partir da experiência com o dossiê, este artigo apresenta algumas reflexões quanto a pesquisa e intervenção em saúde mental no contexto universitário. Em relação à pesquisa, as reflexões seguem na direção da adoção de estratégias que articulem métodos diferentes de pesquisa, na condução de estudos longitudinais, na ampliação dos atores da comunidade acadêmica estudados e da necessidade de consideração nos estudos de variáveis micro e macroeconômicas, de gênero e de raça. No campo da intervenção, pontos como a construção de espaços de fala e participação da comunidade acadêmica, investimento em programas continuados de prevenção e mudanças estruturais reais, são apontados como centrais na construção de um ambiente universitário que realmente propicie o desenvolvimento humano saudável.

Biografia do Autor

Karine Vanessa Perez, Université du Québec à Montréal

Psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado (em andamento) na Université du Québec à Montréal. Docente da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Integrante do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho (PPGPSI/UFRGS).

Luciana Gisele Brun, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica na linha de pesquisa Processos de Saúde e Doença em Contextos Institucionais, com mestrado e graduação em Psicologia, MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos -Unisinos e Formação em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos –SBDG.

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

Rodrigues, C. M. L., Perez, K. V. ., & Brun, L. G. (2020). PESQUISA E INTERVENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO “DOSSIÊ SAÚDE MENTAL E ADOECIMENTO NAS IES”. Trabalho (En)Cena, 5(1), 136–145. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P136

Edição

Seção

Dossiê Saúde Mental nas IES II

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