L’engagement professionnel affectif des enseignants québécois

Étude d’un modèle théorique

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N1P131

Résumé

Resumo: O presente estudo tem como objetivo testar um modelo explicativo do engajamento profissional de professores quebequenses, tendo como preditores a frequência de utilização de novas modalidades de avaliação da aprendizagem, as experiências emocionais positivas e o sentimento de competência. Uma amostra de 1.205 professores quebequenses do primário[1] e do secundário foi selecionada de uma base de dados oriunda de um levantamento pan canadense. Os resultados das análises de trajetória indicaram que as experiências emocionais positivas e a frequência de utilização de novas modalidades de avaliação são os fatores que contribuem mais fortemente para a variabilidade do engajamento profissional afetivo dos professores. Conclui-se que os métodos contemporâneos de avaliação, tais como a resolução de problemas e os trabalhos desenvolvidos a longo prazo, bem como o sentimento de competência e a qualidade das interações produzidas em classe, junto aos alunos, são aspectos a ser cultivados pelos professores e incentivados pela direção das escolas.

Palavras-chaves: avaliação da aprendizagem, experiências emocionais positivas, engajamento profissional afetivo, análise de trajetória

 

[1] No Québec, o ensino primário tem duração de 6 anos e é destinado às crianças de 7 a 12 anos. Ele corresponderia aos 6 primeiros anos do ensino fundamental brasileiro

Biographie de l'auteur-e

Carla Barroso da Costa, Université du Québec à Montréal

Professora do departamento de educação e pedagogia da Université du Québec à Montréal. Seus trabalhos estão associados à área de medida e avaliação, ligados às temáticas da eficiência e da qualidade da aprendizagem, do engajamento profissional dos professores e das prática de avaliação, a partir da utilização de metodologias quantitativas.

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Publié-e

2018-03-01

Comment citer

Barroso da Costa, C. (2018). L’engagement professionnel affectif des enseignants québécois: Étude d’un modèle théorique. Trabalho (En)Cena, 3(1), 131–147. https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N1P131

Numéro

Rubrique

Articles Théoriques et Empiriques