ANÁLISE PSICOMÉTRICA DE DUAS ESCALAS DE MEDIDA ASSOCIADAS À PROFISSÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N2e020006Palavras-chave:
Engajamento no trabalho, satisfação no trabalho, Autoeficácia profissional, análise de RaschResumo
O presente estudo visa analisar duas escalas de medida associadas ao engajamento no trabalho de professores quebequenses em início de carreira – a satisfação no trabalho e a autoeficácia profissional, bem como examinar as propriedades psicométricas do instrumento utilizado. Análises de Rasch foram desenvolvidas para estudar as duas referidas escalas, assim como o efeito do gênero e do nível de ensino nas variáveis em análise, utilizando amostra de 184 novos professores. As escalas em estudo apresentam unidimensionalidade e independência local, resultados que indicam bom ajustamento dos dados aos dois modelos. No entanto, uma maior quantidade de itens é necessária para melhor estimar a localização das pessoas nas escalas de medida, sobretudo no que tange à autoeficácia profissional.
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