SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DESAFIOS E PRÁTICAS

Autores

  • Karine Vanessa Perez Doutora em Psicologia Social e Institucional - UFRGS https://orcid.org/0000-0003-1643-8042
  • Luciana Gisele Brun
  • Carlos Manoel Lopes Rodrigues Centro Universitário de Brasília - UNICEUB

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P357

Resumo

Este artigo busca contextualizar as questões relativas à saúde mental no contexto universitário, apresentando algumas práticas já desenvolvidas, além de citar desafios futuros. Discute tanto o sofrimento de estudantes quanto de professores no meio acadêmico. Foi produzido a partir de reflexões, bem como referências já publicadas a respeito da temática. Também cita brevemente os artigos que são apresentados neste dossiê, com o intuito de encontrar pontos em comum. Pode-se dizer que os estudos que envolvem o sofrimento psíquico no ambiente universitário são recentes e que esta problemática vem afetando tanto instituições públicas quanto privadas. Busca-se propor alternativas à esse sofrimento com o intuito de facilitar o processo acadêmico de universitários e as vivências de professores no âmbito do trabalho nas instituições de ensino superior.

Biografia do Autor

Karine Vanessa Perez, Doutora em Psicologia Social e Institucional - UFRGS

Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Docente da Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc. Psicóloga, graduada em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste. Integrante do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho - PPGPSI/UFRGS. Experiência na área de Psicologia, ênfase em Psicologia Social e Saúde Mental e Trabalho. Pós-doutorado (em andamento) em Ciências da Educação - Université du Québec à Montréal (UQaM). Montreal, Quebec - Canadá.

Luciana Gisele Brun

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica na linha de pesquisa Processos de Saúde e Doença em Contextos Institucionais, com mestrado e graduação em Psicologia, MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos e Formação em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos - SBDG

Carlos Manoel Lopes Rodrigues, Centro Universitário de Brasília - UNICEUB

Psicólogo, Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto) pela Universidade de Brasília (2018). Professor Adjunto do Centro Universitário de Brasília - UNICEUB na área de Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico.

Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Perez, K. V., Brun, L. G. ., & Rodrigues, C. M. L. . (2019). SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DESAFIOS E PRÁTICAS. Trabalho (En)Cena, 4(2), 357–365. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P357

Edição

Seção

Dossiê Saúde Mental nas IES

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)