Saúde Mental e Trabalho no Brasil: a questão da atenção no Sistema Único de Saúde

Autores

Palavras-chave:

saude mental, saude do trabalhador, sistema unico de saude

Resumo

Este artigo apresenta alguns dos resultados do estudo exploratório e multicêntrico “Proposta para a construção de rotinas de atendimento em Saúde Mental e Trabalho em pacientes atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS)”. Como método de coleta de dados foram utilizados: um questionário de identificação estruturado que aborda aspectos ocupacionais e de saúde-doença; o Self Reporting Questionnaire - 20 (SRQ-20), e entrevista semiestruturada com foco em saúde mental e trabalho. Foram aplicados 221 questionários do SRQ-20 e 134 questionários de identificação. Estes números apresentam um panorama sobre a saúde mental dos trabalhadores brasileiros. Também como resultados, foram produzidos um livro e uma cartilha utilizados em ações de formação para profissionais de saúde. Conclui-se que é necessário mudar o olhar, quando se trata de buscar identificar o sofrimento psíquico do trabalho. São necessárias ferramentas específicas para a compreensão das relações entre saúde mental e trabalho e, a partir disso, intervir neste contexto.

PALAVRAS-CLHAVE: Saúde Mental. Saúde do Trabalhador. Sistema Único de Saúde.

Biografia do Autor

Álvaro Crespo Merlo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Université Paris VII (Denis Diderot) em 1996. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua na Faculdade de Medicina, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS e é Professor Médico-Assistente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Medicina Ocupacional/Ambulatório de Doenças do Trabalho e na Residência em Medicina do Trabalho.

Carla Garcia Bottega, Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul

Psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Karine Vanessa Perez, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Psicóloga, Doutoranda e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Merlo, Álvaro C., Bottega, C. G., & Perez, K. V. (2016). Saúde Mental e Trabalho no Brasil: a questão da atenção no Sistema Único de Saúde. Trabalho (En)Cena, 1(2), 49–59. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2391

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)