POÉTICAS DO ISOLAMENTO

AÇÕES ARTÍSTICAS EM EXTENSÃO

Autores

  • Renata Silva Universidade Federal do Tocantins
  • BÁRBARA TAVARES DOS SANTOS Universidade Federal do Tocantins
  • ADRIANA DOS REIS MARTINS Universidade Federal do Tocantins
  • Brigitte Ursula Stach Haertel Universidade Federal do Tocantins
  • Francisco Gonçalves Filho Universidade Federal do Tocantins
  • Gustavo Henrique Lima Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Juliana Santana Universidade Federal do Tocantins
  • Juliano Casimiro de Camargo Sampaio Universidade Federal do Tocantins
  • Leon Farhi Neto Universidade Federal do Tocantins
  • Liubliana S. M. Siqueira Prefeitura Municipal de Palmas
  • Noeci Carvalho Messias Universidade Federal do Tocantins
  • Raquel Castilho Souza Universidade Federal do Tocantins
  • Ricardo Ribeiro Malveira Universidade Federal do Tocantins
  • Rosemeri Birck Universidade Federal do Tocantins
  • Thaise Nardim Universidade Federal do Tocantins
  • Flávio Rabelo
  • Maria Clara Novais Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Poéticas, Ações artístico-pedagógicas, Extensão Universitária

Resumo

Esta obra é composta por textos de um grupo de professores, que no ano de 2020, reinventaram-se em suas ações pedagógicas, buscando por meio da extensão dar continuidade ao ensino com a comunidade acadêmica e externa. O momento de distanciamento, em função da pandemia do Coronavírus, nos levou a busca de meios que possibilitassem o desenvolvimento das ações pedagógicas a distância. Então, iniciamos o processo de ampliar o nosso repertório digital para aplicá-lo no desenvolvimento das aprendizagens propostas por meio de minicursos, seminários, palestras e performances artísticas.

Referências

ABREU, Ana Carolina Fialho; ZAMARIOLA, Paola Lopes. Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani. Urdimento. Revista de Estudos em Artes Cênicas, [S.l.], v. 3, n. 36, p. 35-45, dez. 2019.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas. v. 1. 5. ed. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras Poéticas políticas. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
BRASIL. Instrução Normativa nº 19, de 12 de março de 2020. Diário Oficial da União. Publicado em: 13/03/2020. Edição: 50. Seção: 1. Página: 13. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto do Idoso. 3ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
CORTELAZZO, Angelo Luiz et al. Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem: para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
DEBERT Guita Grin. A invenção da terceira idade e a rearticulação de formas de consumo e demandas políticas. Rev. Bra. Cienc. Soc., v. 12, n. 34, p. 39-56, jan. 1997.
DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs (Capitalismo e Esquizofrenia). v. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 545-554, jul./set. 2020.
FABIÃO. Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Contrapontos. Revista Eletrônica, Santa Catarina, v. 10, n. 3, p. 321-326, set./dez. 2010.
FEYERABEND, Paul. Contra o método. Tradução de Octanny S. da Mata; Leônidas Hegenberg. Rio de Janeiro: F. Alves, 1977.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIRARDELLO, Gilka. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 72-92, ago. 2011.
GONTIJO, Pedro. Pensando uma filosofia da extensão com Deleuze. Revista Diálogos, Brasília, v. 14, n. 1, p. 16-24, dez. 2010. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/2924. Acesso em: 27 set. 2020
HARTMANN, Luciana. Desafios da diversidade em sala de aula: um estudo sobre performances narrativas de crianças imigrantes. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 101, p. 45-64, jan.-abr., 2017.
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/instrucao-normativa-n-19-de-12-de-marco-de-2020-247802008. Acesso em: 17 set. 2020.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 15-48.
LUDWIG. Antônio Carlos Will. Métodos de Pesquisa em Educação. Educação em Revista, Marília, v. 14, n. 2, p. 7-32, jul./dez. 2014.
MARQUES, Isabel. Notas sobre o corpo e o ensino da dança. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 8, n. 1, p. 31-36, 2011.
MARTINS, A. R.; SOUZA, R. C.; BODNAR, R. O Ensino das Artes em Palmas – TO: complexidades e desafios em pesquisas. CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 2017. Campo Grande, MS. Anais... Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2017. 3050 p. Disponível em: https://faeb.com.br/admin/shared/midias/1510688060.pdf. Acesso em: 19 set. 2020.
MARTINS, Adriana dos Reis. Currículo de Arte na Educação de Tempo Integral de uma escola de Palmas/TO: uma percepção institucional e dos professores. Orientador: Dr. João Cardoso Palma Filho. 2019. 173 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, SP, 2019.
MONEYRON, Frédéric; RENARD, Jean-Bruno; LEGROS, Patrick; TACUSSEL, Patrick. Sociologia do imaginário. Porto Alegre: Sulinas, 2014.
MOTEN, Fred; HARNEY, Stefano. The undercommons: Fugitive planning and black study. Wivenhoe, Nova Iorque: Minor Compositions, 2013.
NOBREGA, Terezinha Petrucia da. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 13, n. 2, p. 141-148, ago. 2008.
OPAS. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Tradução Suzana Gontijo. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE E OMS. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 15 set. 2020.
PINHEIRO, M. A; BRECKENFELD, T. F. M.; LYRA, M. C. D. P. Processos criativos e imaginação: O trabalho de Bavcar como metáfora sobre a condição dialógica da psique. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 6, n. 2, p. 30-48, dez. 2019.
PUPO, Maria Lúcia S. B. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.
RASLAN FILHO, Gilson Soares; BARROS, Janaina Visibeli. Criatividade na Escola: emancipação ou instrumentalização? Educ. Real., Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1499-1514, out. 2018.
SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. A Constituição do ser(ator). Palmas, TO: EDUFT, 2017a.
SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. A teatralidade de si-mesmo no ensino de teatro. Repertório, Salvador, ano 20, n. 29, p. 233-257, 2017b.
SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo; GONÇALVES, Amanda Diniz. Experiência Corporal Estética: A emergência de novas ações simbólicas no trabalho do ator. Moringa – artes do espetáculo, v. 8, n. 2, p. 109-124, 2017.
SANTOS, Bárbara Tavares. Poéticas da encenação: tessituras de experiências cênicas em abordagem feminina sobre a docência da encenação no ensino superior. Orientador: Dr. Alexandre Luiz Mate. 2019. 302 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, São Paulo, SP, 2019.
SANTOS, Bárbara Tavares; CARVALHO, Francis Wilker. Rastro como presença de uma ausência: sete movimentos de corpo de encenadore(a)s. Rascunhos, Uberlândia, MG, v. 6. n. 2, p. 66-86, ago. 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.
SILVA, Renata P. Por um teatro da escola: táticas e menoridades ao rés do chão. Orientadora: Carminda Mendes André. 2019. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, São Paulo, 2019.
SIMÃO, Lívia Mathias. Semiose e Diálogo: para onde aponta o construtivismo semiótico-cultural? Em: Maria Thereza Costa Coelho de Souza (Org.). Os Sentidos de Construção: o si mesmo e o mundo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 13-24.
SIMÃO, Marina Fazzio; SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. Corpo e Descolonialidade em Composição Poética Cênica. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 8, n. 4, p. 665-690, Dec. 2018.
SIQUEIRA, Liubliana Moreira. Corpo-brinca: corpo como experiência estética no processo criativo do Grupo de Banda Percussiva Meninos do São João, em Palmas-TO. 2016.109 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de Brasília, DF, 2016.
SIQUEIRA, Liubliana Moreira. Corpo-brinca: o ato de brincar e a experiência criativa junto aos processos arte-educativos. Revista Nupeart, Florianópolis, SC, v. 17, p. 107-122, nov. 2017.
TOCANTINS. Decreto nº 6.071, de 18 de março de 2020. Diário Oficial n. 5.566 Ano XXXII - ESTADO DO TOCANTINS, 18 de março de 2020. Disponível em: file:///D:/Users/Usuario/Downloads/doe-5566-18032020.pdf. Acesso em: 19 set. 2020.
TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. 2. ed. Maceió: Coletivo Veredas, 2018.
UFT. Plano de desenvolvimento institucional (PDI) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) 2016-2020. Palmas: UFT, 2016. Disponível em: https://ww2.uft.edu.br/index.php/proap/links/pdi-2016-2020. Acesso em: 8 set. 2020.
UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das. Acesso em: 16 set. 2020.
Universidade Federal do Tocantins. Plataforma de Gestão de Eventos: Orientações ao Organizador. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1o2YMiMq439GZqLfxlqZ5R0hyJsuCm3sQX5yJR-n7940/edit#heading=h.y1rwcyz5jiro. Acesso em: 18 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-02-26

Como Citar

Silva, R., TAVARES DOS SANTOS, B., DOS REIS MARTINS, A., Stach Haertel, B. U., Gonçalves Filho, F., Lima Ferreira, G. H., … Novais, M. C. (2021). POÉTICAS DO ISOLAMENTO: AÇÕES ARTÍSTICAS EM EXTENSÃO. Portal De Livros Da Editora, 1(65), 86. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/10695

Edição

Seção

Edital 46/2020 Produtos de Extensão: Livro autoral ou coletânea