Compartilhamento saberes extensionistas no norte do Tocantins: As experiências de Tocantinópolis
Palavras-chave:
Educação, Extensão universitária, Tocantinópolis, UniversidadeResumo
As reflexões aqui propostas baseiam-se no diálogo entre comunidade acadêmica e comunidade externa, pautada em ações desenvolvidas pelos (as) coordenadores (as) e colaboradores (as) dos projetos de extensão e demais ações desenvolvidas. Os capítulos aqui presentes, revelam uma diversidade de saberes advindos de áreas distintas, a exemplo da Pedagogia, Educação Física, Ciências Sociais e Educação do Campo. Além disso, traz no seu posfácio a percepção da direção do Câmpus de Tocantinópolis que reforça por sua vez a importância da extensão para o universidade e para a região.
Referências
BRASIL, Resolução CNE/CES nº 07/2018 Estabelece as diretrizes para a extensão no ensino superior brasileiro.
FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária – PNEU. Manaus, AM, 02 mai. 2012. Disponível em: https://www2.ufmg.br/proex/content/download/7042/45561/file/PNEU.pdf. Acesso em: 16 maio 2020.
FÓRUM EM DEFESA DO CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS E DO CURSO DE PEDAGOGIA. [Correspondência]. Destinatário: José Wilson Siqueira Campos, Tocantinópolis, 25 jun. 1999. 1ª Carta de Defesa da Permanência do Campus e do Curso de Pedagogia
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários. Manual de extensão da Universidade Federal do Tocantins. – Palmas, TO: UFT, Proex, 2019.
PEREIRA, F. A. A Educação de Pessoas Jovens e Adultos e a cidadania no campo: um olhar sobre o PRONERA no norte do Tocantins. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa/ PB, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Meneses, Maria Paula. Epistemologia do Sul. Coimbra: Almedina, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020. Palmas, TO: UFT, 2017. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/ritK2fFFRCmYvxsKn-WjKA. Acesso em: 14 maio 2020.