Compartilhamento saberes extensionistas no norte do Tocantins: As experiências de Tocantinópolis

Autores

  • Fabíola Andrade Pereira UFT
  • Jéferson Muniz Alves Gracioli

Palavras-chave:

Educação, Extensão universitária, Tocantinópolis, Universidade

Resumo

As reflexões aqui propostas baseiam-se no diálogo entre comunidade acadêmica e comunidade externa, pautada em ações desenvolvidas pelos (as) coordenadores (as) e colaboradores (as) dos projetos de extensão e demais ações desenvolvidas. Os capítulos aqui presentes, revelam uma diversidade de saberes advindos de áreas distintas, a exemplo da Pedagogia, Educação Física,  Ciências Sociais e Educação do Campo. Além disso, traz no seu posfácio a percepção da direção do Câmpus de Tocantinópolis que reforça por sua vez a importância da extensão para o universidade e  para a região.

Biografia do Autor

Fabíola Andrade Pereira, UFT

Professora da UFT. 

Mestre em Educação

Doutoranda em Educação.

Referências

BRASIL, Resolução CNE/CES nº 07/2018 Estabelece as diretrizes para a extensão no ensino superior brasileiro.

FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Plano Nacional de Extensão Universitária – PNEU. Manaus, AM, 02 mai. 2012. Disponível em: https://www2.ufmg.br/proex/content/download/7042/45561/file/PNEU.pdf. Acesso em: 16 maio 2020.

FÓRUM EM DEFESA DO CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS E DO CURSO DE PEDAGOGIA. [Correspondência]. Destinatário: José Wilson Siqueira Campos, Tocantinópolis, 25 jun. 1999. 1ª Carta de Defesa da Permanência do Campus e do Curso de Pedagogia

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários. Manual de extensão da Universidade Federal do Tocantins. – Palmas, TO: UFT, Proex, 2019.

PEREIRA, F. A. A Educação de Pessoas Jovens e Adultos e a cidadania no campo: um olhar sobre o PRONERA no norte do Tocantins. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa/ PB, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Meneses, Maria Paula. Epistemologia do Sul. Coimbra: Almedina, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020. Palmas, TO: UFT, 2017. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/ritK2fFFRCmYvxsKn-WjKA. Acesso em: 14 maio 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Pereira, F. A., & Gracioli, J. M. A. . (2020). Compartilhamento saberes extensionistas no norte do Tocantins: As experiências de Tocantinópolis. Portal De Livros Da Editora, 1(14), Lv14. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/9275