Identidades do Turismo no Tocantins
Palavras-chave:
Geografia. TurismoResumo
As publicações sobre o turismo vêm estimulando a reflexão de pesquisadores e professores de diversas áreas sobre diversos tipos como turismo religioso, turismo cultural e ecoturismo. Para compreender as identidades do turismo, são necessárias atividades e ações cotidianas, envolvimento com as pessoas e suas vivências, aquisição de informações e interpretação dos dados no Estado do Tocantins. Por conter incipientes trabalhos organizados na área do turismo considerando as diversas relações sobre esta unidade da Federação, a obra traz importantes reflexões sobre a valorização turística dos lugares.
A estruturação aqui apresentada é dividida em três partes: turismo cultural, ecoturismo e turismo religioso. A edição da estrutura do livro compõe-se de dez capítulos divididos nestes blocos que serão descritos a seguir. Em Pedro Afonso, há possibilidade do turismo cultural com enfoque no patrimônio material e imaterial, localizado nas ruas mais evidentes, que deram início ao núcleo urbano da cidade, e em outros pontos por tratar de memórias afetivas que são lembradas pelos moradores locais. E com o passar dos anos, se não houver registro, as lembranças podem ser esquecidas se não forem reavivadas.
As reflexões acerca da educação patrimonial e de um turismo pedagógico são apresentadas em Porto Nacional, no roteiro Geo-Turístico, que atua como dinamizador do turismo alternativo, oferecendo às escolas e à comunidade local possibilidades que valorizam o cotidiano das pessoas no centro histórico. Tem-se na Comunidade Quilombola Cocalinho, situada no norte do Tocantins, um olhar sobre as questões econômicas e sociais vivenciadas, chamando atenção a urgência de debates relacionados ao etnodesenvolvimento.
Em relação ao ecoturismo, a obra traz três capítulos, sendo estudadas as áreas de Unidade de Conservação e proteção que oferecem várias oportunidades aos turistas/visitantes que buscam integração com os ambientes naturais bem como atividades de práticas esportivas. O turismo de vida silvestre, que trata do estudo das observações de aves nativas do bioma cerrado, concretiza e fortalece o estado do Tocantins como destino do turismo birdwatching, um caminho promissor, dependendo da união entre Estado, políticas públicas, trade turístico e sociedade civil, de forma geral.
Em Arraiais, trata-se do mapeamento e da avaliação dos atrativos naturais com possibilidades para a prática de ecoturismo e a identificação de alguns sinais de degradação ambiental em um trecho do Rio Arraias.
No turismo religioso, têm-se Natividade e Monte do Carmo como dois lugares de manifestações culturais das práticas turísticas. Um exercício de trocas simbólicas nesse sentido compreende também a busca por festas religiosas como Divino Espírito Santo, Nossa Senhora do Rosário, Romaria do Senhor do Bonfim e Nossa Senhora do Carmo, entre outras.
No último capítulo, ressalta-se a metodologia sobre a netnografia utilizada como ferramenta de buscas para subsidiar o turismo de base comunitária. A dinâmica do turismo se expressa na vida social e nos lugares, havendo, portanto, interesse multidisciplinar e transdisciplinar em estudar para contribuir com um turismo a se desenvolver cada vez mais e a se consolidar, caso do Estado do Tocantins.
O turismo do Tocantins materializa-se nessa coletânea em diversos lugares que se alteram ao longo do tempo, com histórias, identidades, memórias, patrimônios culturais, recursos naturais e transformados, que passam a ser um atrativo para o turista. O turismo poder ser analisado sob diferentes escalas e apresenta as singularidades de cada lugar e como desenvolvê-lo. Os autores da coletânea referenciam o patrimônio cultural, as festividades religiosas, a observação de aves, o turismo em unidades de conservação até a região turística do Jalapão para mostrar a diversidade e a cultura do turismo tocantinense, entendendo as múltiplas possibilidades da atividade turística em um lugar, sobretudo quando integrado aos diversos potenciais e recursos ambientais, econômicos, sociais, políticos e culturais.
Referências
AQUINO, Napoleão Araújo. Aspectos das leis voltadas à preservação do patrimônio histórico e das memórias urbanas: Porto Nacional (TO). In: Congresso Nacional de História da UFG, 1., 2008, Jataí. Congresso Regional de História da UFG, 2., 2008, Jataí. Anais... Jataí: UFG, 2008, p.1-9.
BALSAN, Rosane. Dossiê: Roteiro geo-turístico de Porto Nacional: preservando o patrimônio cultural de Porto Nacional- TO. Porto Nacional: [s.n.], 2020. 74p.
BALSAN, Rosane; LUZ, Dannyella dos Santos. FESTA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS EM PORTO NACIONAL–TO: MIGRANTES DE RETORNO. Revista Produção Acadêmica -Núcleo De Estudos Urbanos Regionais E Agrários/ NURBA – vol. 4, n. 1, 2018
BRASIL. Ministério da Educação. ProExt – Apresentação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12241:proext-apresentacao&catid=235:proext-programa-de-extensao-universitaria-&Itemid=487. Acesso em: 13 ago. 2020.
Brasil. Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Turismo cultural: orientações básicas / Ministério do Turismo, Coordenação - Geral de Segmentação. – Brasília, DF: Ministério do Turismo, 2006. 44 p.
BRASIL. Ministério do Turismo. Mapa do Turismo do Tocantins muda e agora estado tem 40 municípios com vocação turística. 2017. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/assuntos/8162-mapa-do-turismo-de-tocantins-muda-e-agora-estado-tem-40-munic%C3%ADpios-com-voca%C3%A7%C3%A3o-tur%C3%ADstica.html. Acesso em: 15 jul. 2020.
BRASIL. Ministério do Turismo. Glossário do Turismo: compilação de termos publicados por Ministério do Turismo e Embratur nos últimos 15 anos. 2018, 44 p. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/images/pdf/Publica%C3%A7%C3%B5es/Glossario_do_Turismo_-_1%C2%AA_%20edi%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020.
CORIOLANO, Luzia N. M. T.; SILVA, Sylvio C. B. de Mello. Turismo e Geografia: abordagens críticas. Fortaleza: UECE, 2005.
CRUZ, Rita de Cássia Ariza da. Introdução à geografia do turismo. 2. ed. São Paulo: Roca, 2003.
CRUZ, Rita de Cassia Ariza da. “Patrimonialização do patrimônio”: ensaio sobre a relação entre turismo, “patrimônio cultural” e produção do espaço. Revista Geousp – espaço e tempo, São Paulo, n. 31, 2012, p. 95-104. Disponível em: http://citrus.uspnet.usp.br/geousp/ojs-2.2.4/index.php/geousp/article/viewFile/537/281. Acesso em: 5 jun. 2016.
DIAS, Reinaldo. Turismo e Patrimônio Cultural: recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo: Saraiva, 2006.
DOURADO, Benvinda Barros. Educação no Tocantins: ginásio estadual de Porto Nacional. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação. Goiânia – GO, 2010
Goiânia, 2010FEITOSA, Thalyta de Cássia da Silva. Geografia, Cartografia e Turismo: a elaboração de um mapa turístico para o Centro Histórico de Porto Nacional - TO. 2014. Monografia (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins. Porto Nacional: UFT, 2014.
GODINHO, Durval. História de Porto Nacional. [S.l.: s.n.], 1988.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básica de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama de Porto Nacional-TO. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/porto-nacional/panorama. Acesso em: 31 de ago. de 2020.
KAKO, Iara Sakitani. Geografia e cartografia do turismo. São Paulo: USP, 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-01102008-154015/pt-br.php. Acesso em: 22 de jan. 2018.
MESSIAS, Noeci Carvalho. Porto Nacional: patrimônio cultural e memória. Goiânia: PUC Goiás, 2012.
NASCIMENTO, Júnio Batista do. Tocantins: história e geografia. 7. ed. Goiânia: Bandeirante, 2011.
PACHECO, Lilian. Pedagogia griô: a reinvenção da roda da vida. Lençóis: Grãos de Luz e Griô, 2006. 175 p. Disponível em: http://www.acaogrio.org.br/wpcontent/uploads/2012/08/pedagogiagrio.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.
PALACÍN, Luiz. Goiás 1722-1822: estrutura e conjuntura numa capitania de minas. 2. ed. Goiânia: Oriente, 1976.
PORTO NACIONAL. Página do Roteiro Geo-turístico de. Facebook: usuário do Facebook. 2020. Disponível em: www.facebook.com/RoteiroPN. Acesso em 02 set. 2020.
PORTO NACIONAL. Perfil do Roteiro Geo-turístico de. Instagram: @roteiropn. 2020. Disponível em: www.instagram.com/roteiropn. Acesso em 02 set. 2020.
REIS, Regina Augusta. A Catedral de Porto Nacional. Goiânia: T.H.-9, 1984.
ROTEIRO Geo-turístico. Roteiro Geoturístico: centro histórico de Porto Nacional. 3.ed. Porto Nacional: UFT, 2019. 1 folder ilustrativo.
AQUINO, Napoleão Araújo. Aspectos das leis voltadas à preservação do patrimônio histórico e das memórias urbanas: Porto Nacional (TO). In: Congresso Nacional de História da UFG, 1., 2008, Jataí. Congresso Regional de História da UFG, 2., 2008, Jataí. Anais... Jataí: UFG, 2008, p.1-9.
BALSAN, Rosane. Dossiê: Roteiro geo-turístico de Porto Nacional: preservando o patrimônio cultural de Porto Nacional- TO. Porto Nacional: [s.n.], 2020. 74p.
BALSAN, Rosane; LUZ, Dannyella dos Santos. FESTA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS EM PORTO NACIONAL–TO: MIGRANTES DE RETORNO. Revista Produção Acadêmica -Núcleo De Estudos Urbanos Regionais E Agrários/ NURBA – vol. 4, n. 1, 2018
BRASIL. Ministério da Educação. ProExt – Apresentação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12241:proext-apresentacao&catid=235:proext-programa-de-extensao-universitaria-&Itemid=487. Acesso em: 13 ago. 2020.
Brasil. Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Turismo cultural: orientações básicas / Ministério do Turismo, Coordenação - Geral de Segmentação. – Brasília, DF: Ministério do Turismo, 2006. 44 p.
BRASIL. Ministério do Turismo. Mapa do Turismo do Tocantins muda e agora estado tem 40 municípios com vocação turística. 2017. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/assuntos/8162-mapa-do-turismo-de-tocantins-muda-e-agora-estado-tem-40-munic%C3%ADpios-com-voca%C3%A7%C3%A3o-tur%C3%ADstica.html. Acesso em: 15 jul. 2020.
BRASIL. Ministério do Turismo. Glossário do Turismo: compilação de termos publicados por Ministério do Turismo e Embratur nos últimos 15 anos. 2018, 44 p. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/images/pdf/Publica%C3%A7%C3%B5es/Glossario_do_Turismo_-_1%C2%AA_%20edi%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020.
CORIOLANO, Luzia N. M. T.; SILVA, Sylvio C. B. de Mello. Turismo e Geografia: abordagens críticas. Fortaleza: UECE, 2005.
CRUZ, Rita de Cássia Ariza da. Introdução à geografia do turismo. 2. ed. São Paulo: Roca, 2003.
CRUZ, Rita de Cassia Ariza da. “Patrimonialização do patrimônio”: ensaio sobre a relação entre turismo, “patrimônio cultural” e produção do espaço. Revista Geousp – espaço e tempo, São Paulo, n. 31, 2012, p. 95-104. Disponível em: http://citrus.uspnet.usp.br/geousp/ojs-2.2.4/index.php/geousp/article/viewFile/537/281. Acesso em: 5 jun. 2016.
DIAS, Reinaldo. Turismo e Patrimônio Cultural: recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo: Saraiva, 2006.
DOURADO, Benvinda Barros. Educação no Tocantins: ginásio estadual de Porto Nacional. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação. Goiânia – GO, 2010
Goiânia, 2010FEITOSA, Thalyta de Cássia da Silva. Geografia, Cartografia e Turismo: a elaboração de um mapa turístico para o Centro Histórico de Porto Nacional - TO. 2014. Monografia (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Tocantins. Porto Nacional: UFT, 2014.
GODINHO, Durval. História de Porto Nacional. [S.l.: s.n.], 1988.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia Básica de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama de Porto Nacional-TO. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/porto-nacional/panorama. Acesso em: 31 de ago. de 2020.
KAKO, Iara Sakitani. Geografia e cartografia do turismo. São Paulo: USP, 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-01102008-154015/pt-br.php. Acesso em: 22 de jan. 2018.
MESSIAS, Noeci Carvalho. Porto Nacional: patrimônio cultural e memória. Goiânia: PUC Goiás, 2012.
NASCIMENTO, Júnio Batista do. Tocantins: história e geografia. 7. ed. Goiânia: Bandeirante, 2011.
PACHECO, Lilian. Pedagogia griô: a reinvenção da roda da vida. Lençóis: Grãos de Luz e Griô, 2006. 175 p. Disponível em: http://www.acaogrio.org.br/wpcontent/uploads/2012/08/pedagogiagrio.pdf. Acesso em: 12 ago. 2020.
PALACÍN, Luiz. Goiás 1722-1822: estrutura e conjuntura numa capitania de minas. 2. ed. Goiânia: Oriente, 1976.
PORTO NACIONAL. Página do Roteiro Geo-turístico de. Facebook: usuário do Facebook. 2020. Disponível em: www.facebook.com/RoteiroPN. Acesso em 02 set. 2020.
PORTO NACIONAL. Perfil do Roteiro Geo-turístico de. Instagram: @roteiropn. 2020. Disponível em: www.instagram.com/roteiropn. Acesso em 02 set. 2020.
REIS, Regina Augusta. A Catedral de Porto Nacional. Goiânia: T.H.-9, 1984.
ROTEIRO Geo-turístico. Roteiro Geoturístico: centro histórico de Porto Nacional. 3.ed. Porto Nacional: UFT, 2019. 1 folder ilustrativo.