MAPEAMENTO DAS LICENÇAS MÉDICAS DOS PROFISSIONAIS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_DEZ_20875%20Resumo
Tanto na perspectiva do senso comum quanto à luz do conhecimento científico, o magistério tem sido percebido como uma atividade laboral estressante tanto na dimensão física quanto mental, portanto, o artigo tem como objetivo analisar os impactos causados pelas licenças médicas, provenientes de tratamentos de saúde dos profissionais da rede estadual de ensino do estado do Tocantins. Para isso, recorreu-se aos dados publicados pela Secretaria de Educação do Estado do Tocantins. Trata-se de um estudo quantitativo de abordagem descritiva. O estudo foi realizado nos anos de 2013 a 2023, abrangendo os profissionais da educação do estado do Tocantins. Os dados foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Administração - SECAD/TO, bem como pela Junta Médica Oficial - JMO. Os resultados mostram que o número de licenças para tratamento da própria saúde tem sido elevado nos últimos 10 anos, em especial, no ano de 2023. Portanto, discute-se a necessidade de programas e intervenções que forneçam subsídios para que os profissionais de educação não continuem adoecendo com tanta frequência e consequentemente se afastando de seus respetivos cargos. O trabalho apresenta dados relevantes para a literatura da área, na medida em que se percebe uma tendência de aumento das licenças causadas pelo adoecimento dos profissionais da educação do estado do Tocantins. Os resultados, apesar de preocupantes, mostram um caminho a ser seguido pelo estado do Tocantins: investir em saúde e qualidade de vida de seus profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabio Pereira Vaz, Ruhena Kelber Abrão, Thiago Nilton Alves Pereira, Luan Pereira Lima, Sandra Franklin Rocha Viana, Caio Vinícius Freitas de Alcântara, Leandro Costa Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.