A AUTORIA NA EAD E AS NOVAS TECNOLOGIAS: UM ENSAIO DIGITAL

Autores

  • José Fernando Bezerra Miranda Universidade Federal do Tocantins
  • Ruhena Kelber Abrão UFT
  • José Damião Trindade Rocha Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/2024_jul_19358

Resumo

A presente pesquisa, derivada de um estudo mais abrangente, está sendo conduzida dentro do contexto do programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) da UFPA-UFT, e tem como foco as complexas interseções da educação contemporânea, especialmente no campo da Educação à Distância (EaD) na cibercultura, com ênfase na produção autoral dos alunos nessas modalidades de ensino. Este recorte da pesquisa, apresentado neste artigo, concentra-se em um estudo de caso realizado em um curso de EaD da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) no período de 2021 a 2023, investigando aspectos relacionados à autoria dos alunos, como acesso, usabilidade, interação, produção de conhecimento, resolução de problemas e autonomia. O estudo, baseado em revisão de literatura, destaca a lacuna existente na produção acadêmica sobre autoria em cursos de EaD, especialmente a partir de pesquisas realizadas em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil nos últimos anos. A pedagogia da autoria no contexto da EaD é explorada, enfatizando a importância da criatividade e colaboração dos alunos, o treinamento de tutores e professores, além da utilização das novas tecnologias da cibercultura para oferecer uma maior personalização dos ambientes virtuais e aprimorar as produções dos estudantes nesse contexto específico de ensino à distância.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Miranda, J. F. B., Abrão, R. K., & Rocha , J. D. T. (2024). A AUTORIA NA EAD E AS NOVAS TECNOLOGIAS: UM ENSAIO DIGITAL. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(5). https://doi.org/10.20873/2024_jul_19358

Edição

Seção

Artigos