A AUTORIA NA EAD E AS NOVAS TECNOLOGIAS: UM ENSAIO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_jul_19358Resumo
A presente pesquisa, derivada de um estudo mais abrangente, está sendo conduzida dentro do contexto do programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) da UFPA-UFT, e tem como foco as complexas interseções da educação contemporânea, especialmente no campo da Educação à Distância (EaD) na cibercultura, com ênfase na produção autoral dos alunos nessas modalidades de ensino. Este recorte da pesquisa, apresentado neste artigo, concentra-se em um estudo de caso realizado em um curso de EaD da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) no período de 2021 a 2023, investigando aspectos relacionados à autoria dos alunos, como acesso, usabilidade, interação, produção de conhecimento, resolução de problemas e autonomia. O estudo, baseado em revisão de literatura, destaca a lacuna existente na produção acadêmica sobre autoria em cursos de EaD, especialmente a partir de pesquisas realizadas em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil nos últimos anos. A pedagogia da autoria no contexto da EaD é explorada, enfatizando a importância da criatividade e colaboração dos alunos, o treinamento de tutores e professores, além da utilização das novas tecnologias da cibercultura para oferecer uma maior personalização dos ambientes virtuais e aprimorar as produções dos estudantes nesse contexto específico de ensino à distância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Fernando Bezerra Miranda, Ruhena Kelber Abrão, José Damião Trindade Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.