NINGUÉM COMEÇA A SER EDUCADOR E PESQUISADOR NUMA CERTA TERÇA-FEIRA ÀS 4 HORAS DA TARDE
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibic_2024_21384Resumo
Este texto apresenta um relato autobiográfico e reflexivo de um professor-pesquisador da Universidade Federal do Tocantins (UFT), cuja trajetória se entrelaça à história institucional da Iniciação Científica. A partir da organização do dossiê comemorativo dos 20 anos do Seminário de Iniciação Científica (SIC) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o autor revisita sua formação docente, compreendendo-a como um processo contínuo de prática, reflexão e transformação, como defendido por Paulo Freire. O autor narra sua trajetória desde o ingresso no ensino superior na FURG, passando por múltiplas formações nas áreas da educação, linguagens e educação física, até alcançar o cargo de professor efetivo da UFT. Destaca sua atuação em ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária, além de sua contribuição na criação do curso de Educação Física na instituição e sua participação em programas e ações como o PNAIC, o Redação MIL, o Programa de Inovação Pedagógica, o CEPELS e o REDE CEDES. A reflexão sobre a iniciação científica e sua relevância na formação discente leva o autor a compreender a pesquisa como desdobramento das experiências vividas no ensino e na extensão. A elaboração do dossiê exigiu não apenas a sistematização dos dados institucionais, mas também o reencontro com sua trajetória acadêmica, marcada por desafios, resistências e conquistas, incluindo a orientação de diversos mestres e a luta contra preconceitos por sua identidade e orientação sexual. O relato evidencia o papel da arte, da interculturalidade e da educação como práticas libertadoras e humanizadoras. Ao costurar experiências, afetos e práticas formativas, o autor afirma seu compromisso ético com a docência e destaca o SIC como uma força motriz para a formação de novos pesquisadores. Conclui valorizando a pluralidade, a empatia e a construção coletiva do conhecimento como fundamentos de sua prática pedagógica.
PALAVRAS-CHAVE: PIBIC, Memórias autobiográfica, Ensino, Pesquisa, Extensão
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ruhena Kelber Abrão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
