POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SIH/SUS): REVISÃO INTEGRATIVA
INTEGRATIVE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_1Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma revisão integrativa de literatura que buscou conhecer e analisar as diferentes contribuições científicas disponíveis que abordam questões relacionadas às potencialidades e limitações do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Sistema Único de Saúde (SUS). Utilizou-se para a coleta de dados todas as bases indexadas ao Portal de Periódicos CAPES e complementarmente o buscador Semantic Scholar, e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra final incluiu 38 publicações relevantes. A análise evidenciou que o SIH desempenha um papel fundamental na gestão do SUS ao proporcionar informações demográficas, clínicas e administrativas cruciais para a supervisão da assistência hospitalar, estudos epidemiológicos e monitoramento da saúde pública. Apesar destes aspectos positivos, os resultados demonstram também uma série de limitações significativas do sistema, que incluem subnotificação de internações, baixa qualidade de variáveis, cobertura parcial dos hospitais, falta de integração do sistema e manipulação das codificações, prejudicando o conhecimento fidedigno da realidade assistencial brasileira. Com base nesses achados, o estudo reforça a urgência de um aperfeiçoamento do SIH visando fornecer informações mais confiáveis para a gestão do sistema e produção cientifica sobre a assistência hospitalar brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leandro Manassi Panitz, Waldecy Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.