POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SIH/SUS): REVISÃO INTEGRATIVA

INTEGRATIVE REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_1

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão integrativa de literatura que buscou conhecer e analisar as diferentes contribuições científicas disponíveis que abordam questões relacionadas às potencialidades e limitações do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Sistema Único de Saúde (SUS). Utilizou-se para a coleta de dados todas as bases indexadas ao Portal de Periódicos CAPES e complementarmente o buscador Semantic Scholar, e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra final incluiu 38 publicações relevantes. A análise evidenciou que o SIH desempenha um papel fundamental na gestão do SUS ao proporcionar informações demográficas, clínicas e administrativas cruciais para a supervisão da assistência hospitalar, estudos epidemiológicos e monitoramento da saúde pública. Apesar destes aspectos positivos, os resultados demonstram também uma série de limitações significativas do sistema, que incluem subnotificação de internações, baixa qualidade de variáveis, cobertura parcial dos hospitais, falta de integração do sistema e manipulação das codificações, prejudicando o conhecimento fidedigno da realidade assistencial brasileira. Com base nesses achados, o estudo reforça a urgência de um aperfeiçoamento do SIH visando fornecer informações mais confiáveis para a gestão do sistema e produção cientifica sobre a assistência hospitalar brasileira.

Biografia do Autor

Leandro Manassi Panitz, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Governança Digital e Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Cientista Social (Antropologia da Saúde) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Saúde Global e Diplomacia da Saúde pela ENSP/FIOCRUZ e Mestre em Saúde Pública Internacional pelo Instituto de Salud Carlos III (ISCIII). Especialista em Informática em Saúde e em Direito Sanitário. Analista de Políticas Sociais no Ministério da Saúde, servidor público da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais. Interesses profissionais e de pesquisa: governança de dados, gestão de sistemas de informação, estatísticas e cadastros nacionais, registros eletrônicos de saúde, gestão de recursos semânticos, metodologias de faturamento, custos hospitalares e sistemas de classificação de pacientes.

Waldecy Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) com mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Doutorado em Sociologia no Centro de Estudos Comparados sobre as Américas (UnB) e Pós-Doutorado em Economia (UnB). Atualmente é Professor do Curso de Economia e dos Programas de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional , Gestão de Políticas Públicas e Governança e Transformação Digital , da Universidade Federal do Tocantins. Foi Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da Área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil - CAPES (2018 - 2022 ). Atualmente e Coordenador Adjunto para Programas Acadêmicos da Área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil - CAPES (2023 - ).Foi Pró Reitor de Pesquisa e Pós Graduação (2012-2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Área de Planejamento Urbano e Regional. Diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural - SOBER (2019 - 2022). Faz parte da organização do 62 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) (2024). É da Comissão Coordenadora de Internacionalização do Instituto em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins, com projetos de cooperação internacional em estudos de desenvolvimento sustentável comparado com a Universidade de Illionois (EUA), Universidade de Aveiro (Portugal), Universidade Nacional de Rio Cuarto (Argentina) e Universidade de San Tiago de Compostela (Espanha). Também, desenvolve atividades de cooperação internacional com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade de Lisboa (Portugal) e com o Drexel Autism Institute da Universidade de Drexel (EUA). Tem experiência na área de Desenvolvimento Regional, Economia Ecológica e Avaliação de Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Manassi Panitz, L., & Rodrigues, W. (2024). POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES HOSPITALARES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SIH/SUS): REVISÃO INTEGRATIVA : INTEGRATIVE REVIEW. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(8). https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_1

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)