QUALIDADE DE VIDA E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA RELAÇÃO ANTAGÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftesp2020-8452Resumo
Introdução: os docentes do ensino superior no Brasil além de lecionar aulas, dividem suas atribuições entre projetos de extensão, orientações de discentes e pesquisas acadêmicas. A crescente oferta de matrículas no ensino superior e a criação de novas universidades tem ampliado também a criação de programas de pós-graduação. Este processo, naturalmente capacita o docente para multifacetar sua atuação, seja por meio de programas de mestrado ou doutorado. Objetivo: analisar a produção científica acerca da Qualidade de Vida (QV) de Docentes do Ensino Superior. Metodologia: pesquisa bibliográfica de natureza descritiva com abordagem cienciométrica para análise e tratamento dos dados. Resultados e discussão: foram encontradas 78 publicações e, ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, restaram o total de 22. A maioria dos artigos (45%) foram publicados no ano de 2015, 36% foram publicados na região Sul, dos autores principais 54% possuem titulação de doutor, 45% objetivaram avaliar a QV dos profissionais docentes e as classificações de maior prevalência foram A2 e A1. Considerações finais: pontuou-se a escassez de pesquisas no sobre a temática na base de dados da SsciELO e que é necessário tornar visível o processo de trabalho destes profissionais para possíveis intervenções no âmbito universitário.
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Palavras-chave: qualidade de vida; docente; ensino superior.
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