QUALIDADE DE VIDA E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA RELAÇÃO ANTAGÔNICA

Autores

  • Jeann Bruno Ferreira da Silva Universidade de Gurupi - UnirG
  • Mônica Aparecida da Rocha Silva Universidade Federal do Tocantins, Universidade de Brasília
  • Waldecy Rodrigues Universidade Federal do Tocantins, Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftesp2020-8452

Resumo

Introdução: os docentes do ensino superior no Brasil além de lecionar aulas, dividem suas atribuições entre projetos de extensão, orientações de discentes e pesquisas acadêmicas. A crescente oferta de matrículas no ensino superior e a criação de novas universidades tem ampliado também a criação de programas de pós-graduação. Este processo, naturalmente capacita o docente para multifacetar sua atuação, seja por meio de programas de mestrado ou doutorado. Objetivo: analisar a produção científica acerca da Qualidade de Vida (QV) de Docentes do Ensino Superior. Metodologia: pesquisa bibliográfica de natureza descritiva com abordagem cienciométrica para análise e tratamento dos dados. Resultados e discussão: foram encontradas 78 publicações e, ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, restaram o total de 22. A maioria dos artigos (45%) foram publicados no ano de 2015, 36% foram publicados na região Sul, dos autores principais 54% possuem titulação de doutor, 45% objetivaram avaliar a QV dos profissionais docentes e as classificações de maior prevalência foram A2 e A1. Considerações finais: pontuou-se a escassez de pesquisas no sobre a temática na base de dados da SsciELO e que é necessário tornar visível o processo de trabalho destes profissionais para possíveis intervenções no âmbito universitário.

.

Palavras-chave: qualidade de vida; docente; ensino superior.

Biografia do Autor

Jeann Bruno Ferreira da Silva, Universidade de Gurupi - UnirG

Psicólogo. Doutorando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Marabá-PA.

Mônica Aparecida da Rocha Silva, Universidade Federal do Tocantins, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências Sociais pela UnB (2007). Realizou Pós-Doutorado (2017) e estágio doutoral (2006) na Universidad Nacional Autonóma do México - UNAM. Possui Mestrado em Integração da América Latina pela USP (1999) e Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1996). Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lotada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e no curso de graduação em Ciências Econômicas. Anteriormente, ocupou o cargo de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UFT (2013-2015), período o qual foi aprovado pela CAPES o projeto do curso de doutorado em Desenvolvimento Regional. Participou da equipe que elaborou o Projeto do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (UFT). Implantou e coordenou o DINTER em Sociologia (UNITINS-UnB), na Universidade Estadual do Tocantins (2008-2010). É filiada a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae) e foi vice-diretora da ANPAE/Tocantins. É membro da Associación Mexicana de Ciencias para o Desarollo Regional - AMECIDER. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq. Coordenadora do Eixo Temático ?Universidades, Integração e Desenvolvimento Regional? no Fórum Universitário Mercosul (FoMERCO). Pesquisa na área de Políticas Públicas, com ênfase nos seguintes temas: Avaliação de Políticas e Programas Governamentais, Políticas Públicas para a Educação Superior em perspectiva comparada; Universidade, Oportunidades Educacionais e Desenvolvimento Regional; Educação, Relações Intergovernamentais e Federalismo brasileiro; Instituições, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional.

Waldecy Rodrigues , Universidade Federal do Tocantins, Universidade de Brasília

Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) com mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Doutorado em Estudos Comparados de Desenvolvimento (UnB) e Pós-Doutorado em Economia (UnB). Atualmente é Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins. Foi Pró Reitor de Pesquisa e Pós Graduação (2012-2016) e Conselheiro Deliberativo do Sebrae Tocantins (2014-2017). Atualmente, é Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da Área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil (2018 - ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Área de Planejamento Urbano e Regional. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Interfaces entre Economia e Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Urbano e Design e Avaliação de Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Ferreira da Silva, J. B. ., da Rocha Silva, M. A., & Rodrigues , W. . (2020). QUALIDADE DE VIDA E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA RELAÇÃO ANTAGÔNICA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(Especial-4), 56–63. https://doi.org/10.20873/uftesp2020-8452