A AUTORIA NA EAD E AS NOVAS TECNOLOGIAS: UM ENSAIO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_jul_19358Abstract
The present research, stemming from a broader study, is being conducted within the context of the Postgraduate Program in Education in the Amazon (PGEDA) at UFPA-UFT, focusing on the complex intersections of contemporary education, particularly in the field of Distance Education (DE) within cyberculture, with an emphasis on student authorship in these teaching modalities. This segment of the research, presented in this article, focuses on a case study conducted in a DE course at the State University of Tocantins (UNITINS) from 2021 to 2023, investigating aspects related to student authorship such as access, usability, interaction, knowledge production, problem-solving, and autonomy. The study, based on literature review, highlights the gap in academic production regarding authorship in DE courses, especially from research conducted in stricto sensu postgraduate programs in Brazil in recent years. The pedagogy of authorship in the context of DE is explored, emphasizing the importance of students' creativity and collaboration, the training of tutors and teachers, as well as the use of new cyberculture technologies to offer greater customization of virtual environments and enhance student productions in this specific distance learning context.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 José Fernando Bezerra Miranda, Ruhena Kelber Abrão, José Damião Trindade Rocha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.