PIBID LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS EM OFICINAS REMOTAS NO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_10Abstract
We approach the experience during the activities developed in a state school in Porto Nacional - TO in 2021, with undergraduates of Languages from Federal University of Tocantins in the Institutional Teaching Initiation Program (PIBID 2020/2022). New was the textual genre chosen to be worked online given the social distance in prevention of Covid-19. Pibid students, starting from the didactic sequence elaborated by the supervisors based on the proposal by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), elaborated plans to the stages and their activities, to be developed with the students. The target audience were students from the 6th to the 9th grade of elementary school. Working on the genre, aimed to enhance in the students’ critical interpretation in relation to the perceptions of the world and the society they are inserted in as citizens. The methodology applied in the workshops was based on the use of technological resources for reading and multimodal production in the competences of BNCC (BRASIL, 2018) and according to the perspective of multiliteracies (ROJO, 2015), such as digital platforms and teaching materials. The activities developed took place remotely, via Google Meet with the final production of a news article published on the school blog. We had positive results, as production on the blog, and negative results, as the difficulty of synchronous online interaction.
Keywords: PIBID, News textual genre, Didactic sequence
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Yury Burjack, Deuzanira Almeida, Adriana C. Capuchinho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.