PIBID LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS EM OFICINAS REMOTAS NO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_10Resumen
Abordamos la experiencia vivida durante las actividades desarrolladas en una escuela estatal de Porto Nacional, en 2021, con estudiantes de la carrera de Letras de la Universidad Federal de Tocantins. en el Programa Institucional de Iniciación a la Docencia (PIBID 2020/2022). Se eligió el género textual noticias para ser trabajado en línea dada la distancia social en prevención del Covid-19. Los pibidianos, a partir de la secuencia didáctica elaborada por los supervisores con base en la propuesta de Dolz, Noverraz y Schneuwly (2004), elaboraron los planes de los módulos y sus actividades, para ser desarrollados con los estudiantes. El público objetivo fueron los estudiantes del 6° al 9° grado de primaria. El trabajo de género tuvo como objetivo despertar en los estudiantes la criticidad en relación con las percepciones del mundo y de la sociedad en la que están insertos como ciudadanos. La metodología aplicada en los talleres se basa en el uso de recursos tecnológicos para la lectura y la producción multimodal en las competencias del BNCC (BRASIL, 2018) y la perspectiva de los multiletramentos (ROJO, 2015), como plataformas y materiales didácticos digitales. Las actividades realizadas se realizaron a distancia, a través de Google Meet con la producción final de una noticia publicada en el blog de la escuela. Tuvimos resultados positivos, como la producción en el blog, y negativos, como la dificultad de la interacción sincrónica en línea.
Palabras clave: PIBID, Género de Texto Noticias, Secuencia Didáctica
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Yury Burjack, Deuzanira Almeida, Adriana C. Capuchinho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.