PIBID LÍNGUA PORTUGUESA: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS EM OFICINAS REMOTAS NO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_10Resumo
Abordamos a experiência vivenciada durante as atividades desenvolvidas em uma escola estadual em Porto Nacional, em 2021, com graduandos de Letras da Universidade Federal do Tocantins. no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID 2020/2022). O gênero textual notícia foi escolhido para ser trabalhado on-line, dado o distanciamento social em prevenção à Covid-19. Os pibidianos, partindo da sequência didática elaborada pelos supervisores baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), elaboraram os planos dos módulos e suas atividades, a serem desenvolvidos com os estudantes. O público-alvo foram alunos do 6º aos 9º anos do ensino fundamental. Trabalhar o gênero, visou despertar nos educandos a criticidade em relação às percepções de mundo e da sociedade na qual se encontram inseridos enquanto cidadãos. A metodologia aplicada nas oficinas está embasada no uso dos recursos tecnológicos para leitura e produção multimodais nas competências da BNCC (BRASIL, 2018) e perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2015), como as plataformas e materiais didáticos digitais. As atividades desenvolvidas maneira remota, via Google Meet com a produção final de uma notícia publicada no blog da escola. Tivemos resultados positivos, como a produção no blog, e negativos, como a dificuldade de interação síncrona online.
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Copyright (c) 2023 Yury Burjack, Deuzanira Almeida, Adriana C. Capuchinho
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