DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO IMERSIVA EDUCACIONAL: O SISTEMA SOLAR EM REALIDADE VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_jul_16664%20Resumo
Com o avanço e, consequentemente, a popularização de determinadas tecnologias, é comum o uso de sistemas computacionais nas mais diversas áreas, tais como: jogos digitais, educação, publicidade e propaganda, construção civil, arquitetura, entre outras. Ademais, o uso da tecnologia junto às metodologias ativas de ensino, possibilita que as atividades sejam mais dinâmicas e se tornem diferenciais no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, cabe-se o questionamento de como tornar essa aplicação interessante aos olhos dos alunos, sem se apoiar apenas no chamariz da tecnologia. Esse problema direcionou a pesquisa ao objetivo de desenvolver uma aplicação imersiva, utilizando de Realidade Virtual (RV), para uso no ambiente educacional. A temática escolhida para a aplicação foi “O sistema solar”, e essa se desenvolveu sob duas frente, a primeira teórica, fundamenta os dados exibidos durante a interação, estuda sua viabilidade, as ferramentas computacionais utilizadas e a usabilidade dentro da Experiência do Usuário (UX); a segunda observa o desenvolvimento prático: proposta de modelos 3D e implementação do ambiente virtual. Essa pesquisa demonstra a criação de uma aplicação mobile em Realidade Virtual, discute sua viabilidade em ambientes de ensino formais e/ou não formais sob a luz da Experiência do Usuário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gustavo Silvestre dos Santos, Vinicius Andrade, Paula Poiet Sampedro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.