FAUNA DE ABELHAS (HYMENOPTERA: APIDAE) COMO BIOINDICADOR DE QUALIDADE AMBIENTAL NA REGIÃO DOS FRAGMENTOS FLORESTAIS NATURAIS "IPUCAS"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DEZ_23_13

Resumo

Ipucas são fragmentos florestais naturais que apresentam sua própria estrutura florística e fisionômica, e permanecem inundados durante parte do ano. Este conjunto de peculiaridades torna tal paisagem única, despertando interesse para pesquisas em diferentes áreas das ciências. As abelhas são os principais polinizadores na região tropical e são sensíveis a intervenções no ambiente, principalmente, devido a sua íntima relação com a vegetação, o que as fazem ótimos indicadores de qualidade ambiental. Este estudo, realizado no município de Lagoa da Confusão, estado do Tocantins, Brasil, teve como objetivos analisar a diversidade de abelhas em Ipucas com características distintas e correlacionar os dados com o grau de antropização do ambiente no entorno dos fragmentos. Também foi avaliado a potencialidade do uso das abelhas como bioindicadores de qualidade ambiental. Coletas de abelhas foram realizadas com uma armadilha Malaise e cinco armadilhas atrativas com substância açucarada instaladas no interior de cada uma de seis Ipucas estudadas, três em área agrícola e três em área preservada. Analisou-se a riqueza, abundância, índice de diversidade de Shannon-Wiener, equitatividade de Pielou, dominância de Berger-Parker e dissimilaridade de Jaccard. Foram coletadas 133 abelhas de nove espécies. Os índices demonstraram que as Ipucas maiores, melhor preservadas e mais próximas da vegetação nativa possuíam maior equitatividade e menor dominância, o que pode significar melhor qualidade ambiental e demonstrar a eficácia da diversidade de abelhas como insetos bioindicadores.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Oliveira Lima, N., Piragé de Oliveira Junior, W., Santos Oliveira Barros, S., Lima Bragança, M. A., & Freitas de Oliveira, F. (2023). FAUNA DE ABELHAS (HYMENOPTERA: APIDAE) COMO BIOINDICADOR DE QUALIDADE AMBIENTAL NA REGIÃO DOS FRAGMENTOS FLORESTAIS NATURAIS "IPUCAS". DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(3). https://doi.org/10.20873/DEZ_23_13