Novas tecnologias educacionais e seus desafios

Autores

  • Gian Cabral de Lima Universidade Federal Fluminense
  • Solange Jobim e Souza Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Maria Helena Zamora Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2n1p79

Palavras-chave:

tecnologia, educação, inovação

Resumo

Este artigo busca relatar e analisar uma experiência de pesquisa realizada em uma escola Municipal da cidade do Rio de Janeiro que abrigou recentemente um projeto políticopedagógico singular. Este projeto propõe mudanças significativas para a escola em questão como a inserção abrangente das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano escolar, mudança da organização espacial e da relação ensino-aprendizagem. A partir dos resultados da investigação algumas das práticas centrais desta instituição foram analisadas. O trabalho se deu no sentido de elucidar se as mudanças promovidas pelo projeto eram potencializadoras de processos inventivos e libertários.

Palavras-chave: tecnologia; educação; inovação

ABSTRACT

This article seeks to report and analyze a research experiment conducted in a municipal school in the city of Rio de Janeiro who recently hosted a unique political-pedagogical project. This project proposes significant changes to the school involved as the broad integration of information and communication technologies in everyday school life change the spatial organization and the teaching-learning relationship. From the research results some of the key practices of this institution were analyzed. The work took place in order to elucidate whether the changes promoted by the project were potentiating of inventive and libertarian processes.

Keywords: technology; education; innovation

Biografia do Autor

Gian Cabral de Lima, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense - Polo Universitário de Rio das Ostras. Realizou estágio junto à Secretaria de Educação do Município de Rio das Ostras, trabalhando com pesquisa-intervenção. No ano de 2011, participou do programa de intercâmbio oferecido pela Universidade Federal Fluminense - AAI, na Université Paris VIII Saint Dennis, durante o período de um semestre letivo.

Solange Jobim e Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é professora adjunta aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 

Maria Helena Zamora, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio em 1999. É professora da graduação em Psicologia da PUC-Rio desde 2000 e da Pós-Graduação a partir de 2012. É membro do corpo editorial e consultora de diversas revistas nacionais. É membro da CEDECA-RJ (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) desde 2012. Foi colaboradora do CRP-5 (Conselho Estadual de Psicologia) em 2009- 2010 e em 2014 e atualmente. Pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA) da PUC-Rio, a convite, em 2015. Membro do Comitê Estadual para a Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (Lei 5778, de 2010) desde 2015. Atua principalmente com temas de Psicologia Jurídica (direitos humanos da criança e do adolescente, adolescentes em conflito com a lei), práticas na educação, desigualdade social, racismo e Psicologia Social Comunitária (autogestão, movimentos sociais, políticas públicas).

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Publicado

2016-01-18

Como Citar

Lima, G. C. de, Jobim e Souza, S., & Zamora, M. H. (2016). Novas tecnologias educacionais e seus desafios. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 2(1), 79–95. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2015v2n1p79

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