REQUISITOS PARA VALORAÇÃO DE PATENTES EM UNIVERSIDADES: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Autores

  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT) http://orcid.org/0000-0002-5335-6428
  • Mauricio Santana Ribeiro Universidade Federal do Tocantins
  • Wandson Mendes Pessoa Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv8-10255

Resumo

A valoração de patentes consiste de uma técnica para estabelecer o preço de venda de uma nova tecnologia, como é o caso das patentes. Este artigo discute como as tecnologias desenvolvidas nas universidades podem ter estabelecido um preço justo de venda, mais especificamente a universidade federal do Tocantins. O estudo mostrou que o número de patentes já depositadas pela universidade foi considerável nos últimos 5 anos, elevando o número de depósitos no INPI e qualificando o estado do Tocantins neste quesito, porém, a discussão centra-se em elaborar um conceito que possa valorar de maneira mais justa a tecnologia e auxiliar quando o processo de transferência de tecnologia for executado.

Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Mauricio Santana Ribeiro, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em  Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT da Universidade Federal do Tocantins. 

Wandson Mendes Pessoa, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em  Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pelo PROFNIT da Universidade Federal do Tocantins. 

Downloads

Publicado

2021-03-17

Como Citar

Porto Junior, F. G. R., Ribeiro, M. S. ., & Pessoa, W. M. . (2021). REQUISITOS PARA VALORAÇÃO DE PATENTES EM UNIVERSIDADES: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(1), 182–199. https://doi.org/10.20873/uftv8-10255

Edição

Seção

Artigos