AS TRANSFORMAÇÕES DA ADOLESCÊNCIA: A VISÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL – TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/pibid2023_7%20%20Resumen
La adolescencia está marcada por muchos y profundos conflictos. Durante este período, los jóvenes establecen valores, ideologías y estilos de vida y, a medida que ocurren diversas transformaciones corporales y conductuales, necesitan una correcta orientación. El objetivo de este trabajo fue verificar la comprensión de los alumnos de la Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO sobre las transformaciones físicas y psíquicas que ocurren en la adolescencia. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de cuestionarios virtuales, y se obtuvieron 52 respuestas. Se notó que la mayoría de los estudiantes se sienten bien con su imagen corporal, sin embargo, un pequeño grupo está descontento por falta de crecimiento, sobrepeso y vergüenza. Los principales cambios de comportamiento observados fueron cambios de humor, cambios en los hábitos de vestir y preocupación por la apariencia. La mayoría de los encuestados afirmó que recibió información de la escuela y la familia para hacer frente a las transformaciones de esta fase. Aseguraron que las intervenciones pedagógicas realizadas por PIBID generaron aprendizaje. Sin embargo, es necesario que se realicen acciones educativas para esclarecer a los adolescentes sobre las transformaciones físicas y psíquicas de esta fase del desarrollo, y la escuela y la familia tienen papeles preponderantes en estos temas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Hugo Rivas de Oliveira, Carolina Aires Vida, Larissa Soares de Castro, Kellen Lagares Ferreira Silva, Carla Simone Seibert
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.