HISTOLOGIA E MORFOMETRIA DAS BRÂNQUIAS CLOACAIS DE Podocnemis unifilis (TESTUDINES, PODOCNEMIDIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.20873/2024_v3_16Resumo
Podocnemis unifilis é a espécie mais abundante do gênero, podendo atingir 50cm de comprimento e pesar até 12,5 kg. As brânquias cloacais compõem o sistema urogenital de quelônios semiaquáticos, desempenhando função de trocas gasosas. Este estudo teve como objetivo descrever aspectos morfológicos, histológicos e morfométricos das brânquias cloacais em espécimes coletados nos rios Tocantins e Javaés. Após a coleta, os espécimes foram submetidos a biometria e eutanásia. O órgão foi fixado e armazenado em álcool até o emblocamento em parafina, microtomia e coloração para microscopia de luz. O software ImageJ foi utilizado para morfometria. Para microscopia de varredura, as amostras passaram por protocolo específico até a fixação em "stubs", produção e análise de imagens. As brânquias cloacais apresentaram quatro camadas (mucosa, submucosa, muscular e serosa), com tecido epitelial estratificado cúbico sobre lâmina própria e tecido muscular liso. A presença abundante de capilares e vasos sanguíneos, sugere que as brânquias desempenham um papel nas trocas gasosas. Espécie do mesmo gênero com habitat diferente apresenta epitélio do tipo simples. Em contrapartida, uma espécie do gênero Phrynops, com habitat semelhante a espécie estudada possui tipo de epitélio igual, evidenciando que o tipo de epitélio das brânquias cloacais varia de acordo com o habitat.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jonatas Carvalho de Souza, Ana Beatriz Nunes Ribeiro, Danilo Nunes de Santana, Kellen Lagares Ferreira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.