O PAPEL DO BIÓLOGO NA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: O LIXO EM SEU COTIDIANO: UMA ABORDAGEM NAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/piip_18677Resumo
O presente trabalho relata a experiência dos monitores do Programa de Inovação Tecnológica (PIIP), do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins/UFT- Campus Porto Nacional durante as atividades do programa. A temática trabalhada foi “o lixo em nosso cotidiano” com foco em desenvolver questões lógico-matemáticas (relação dos números, gráficos, tabelas, etc) com os acadêmicos do curso e a sensibilização sobre a conservação ambiental. O trabalho realizado foi totalmente remoto. Desenvolveu-se uma balança caseira para pesar o lixo orgânico e o lixo inorgânico foi quantificado por unidade (plástico; papel; metal; e vidro). A coleta de dados foi realizada durante um mês, na casa de 6 acadêmicos do primeiro período do curso, e os resultados foram organizados e analisados com o emprego de estatística descritiva. Com relação ao lixo inorgânico foram coletados 1130 itens e as categorias mais quantificadas foram: plástico (52,12%) e papel (34,96%). Para a matéria orgânica foram pesados 62 kg de resíduos alimentares. Os resultados destacam o grande potencial de produção de lixo das residências e a importância de conscientizar sobre as possibilidades de reciclagem e/ou coleta seletiva dos mesmos. Esses resultados foram trabalhados com os estudantes do primeiro período, estimulando o entendimento das ferramentas matemáticas na Biologia, bem como, em pensamento crítico a respeito da coleta seletiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Milena Santos Falcão, Barbara Schirato Gonçalves, Brenda Pereira dos Santos, Gustavo Antônio Ribeiro de Souza, Larissa Alencar Soares, Larissa Soares de Castro, Nathália Martins Rodrigues, Andressa Alves dos Reis, Kellen Lagares Ferreira Silva, Carla Simone Seibert, Mac David da Silva Pinto, Thiago Nilton Alves Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.