PERSPECTIVAS AO PIBID NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/PERSPIBIDPalavras-chave:
PIBID, Formação Docente, Estratégia PedagógicaResumo
A Universidade Federal do Tocantins integra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência desde o ano de 2007, sendo um desafio que as pesquisas produzidas em âmbito stricto sensu se transversalizem e contribuam em dimensão teórica e conceitual com as práticas propostas ao aperfeiçoamento da formação docente em nível superior nas licenciaturas. O artigo se apresenta como fonte de consulta e apropriação acadêmica, em retomada à dissertação apresentada ao Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde, UFT, em 2021, e continuada, na atualidade, no Doutorado em Educação pela Rede Educanorte, 2025. O percurso metodológico teve como perspectivas disparadoras a pesquisa documental e bibliográfica, no ordenamento de informações oficiais da Plataforma Freire (2025), associando-se aos dados decorrentes da triagulação de entrevistas semiestruturadas em profundidade, com doutores que atuam no curso de pedagogia da UFT.
Referências
DE LIMA, Francisco José; GONÇALVES, Brenda Maria Vieira. Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores: incentivo ao aperfeiçoamento e a valorização da docência. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 14, n. 2, 2024.
DOS SANTOS, Jhonatan Lino. Olhar sobre o pontencial do PIBID na formação inicial docente. Educação, Ensino e Interdisciplinaridade em Foco-EdeinFo, v. 1, n. 1, 2024.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como terceiro espaço de formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, maio/ago. 2014.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2006.
LAVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas / Christian Laville e Jean Dionne; tradução Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. — Porto Alegre : Artmed; Belo Horizonte: EditoraUFMQ 1999.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2006.
NASCIMENTO, Priscila Artte Rosa. O PIBID e a construção de uma Comunidade de Aprendizagem Docente: contribuições para a formação de professores. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 26, 2024.
NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1992.
NÓVOA, A. Professores - Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2012.
SAVIANI, D. Formação de professores: Aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 14(40), 143- 155, 2009.
TARDIF, M. e LESSARD, C. Le travail enseignant au quotidien. Contribution à l’étude du travail dans les métiers et les professions d’interactions humaines. Quebec: De Boeck/PUL, 1999.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. São Paulo: Papirus Editora, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Capim Dourado: Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.