PERSPECTIVAS AO PIBID NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/PERSPIBID

Palavras-chave:

PIBID, Formação Docente, Estratégia Pedagógica

Resumo

A Universidade Federal do Tocantins integra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência desde o ano de 2007, sendo um desafio que as pesquisas produzidas em âmbito stricto sensu se transversalizem e contribuam em dimensão teórica e conceitual com as práticas propostas ao aperfeiçoamento da formação docente em nível superior nas licenciaturas. O artigo se apresenta como fonte de consulta e apropriação acadêmica, em retomada à dissertação apresentada ao Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde, UFT, em 2021, e continuada, na atualidade, no Doutorado em Educação pela Rede Educanorte, 2025. O percurso metodológico teve como perspectivas disparadoras a pesquisa documental e bibliográfica, no ordenamento de informações oficiais da Plataforma Freire (2025), associando-se aos dados decorrentes da triagulação de entrevistas semiestruturadas em profundidade, com doutores que atuam no curso de pedagogia da UFT.

Biografia do Autor

Tatiana Costa Martins, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga. Orientadora Educacional. Pós-graduada em Gestão Escolar, Psicopedagogia e formação de gestores educacionais. Mestre em Ensino em Ciências e Saúde pela UFT. Pesquisadora das Infâncias. Membro do grupo de pesquisa GAPI, Gestão da aprendizagem e inovação. Escritora, filha, mãe, esposa, mulher em perspectiva multidisciplinar.

Ruhena Kelber Abrão, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lecionando nos cursos de Educação Física e Psicologia, além de atuar como Coordenador e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Educação Física e do Doutorado em Educação na Amazônia. Coordenador do Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Saúde e Lazer, além de Presidente da Editora Universitária da UFT (EdUFT). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com minorias sociais nortistas amazonidas (GEPCE/Minorias) e do grupo HEALth, pHYsical activity and Behavior ReseArch (Healthy--BRA). Coordenador da Curricularização da Extensão no programa TO GRADUADO, na UNITINS. Atuou como Diretor Interino do Câmpus Universitário de Miracema (2021) e Vice-Diretor (2017-2021). Foi Assessor Técnico na rede TOPAMA - Ministério da Saúde e UFT (2019-2023) e Coordenador do Programa de Inovação Pedagógica (2020-2023). Coordenador do Centro de Pesquisas em Esporte e Lazer, Rede Cedes (2015-2023). Com experiência como bolsista Fiocruz (2016-2017) e de produtividade na UFT (2016-2020), foi coordenador dos cursos de Pedagogia (2015), Educação Física (2015-2017) e Educação Física na modalidade PARFOR (2016-2018). Representante docente (2018-2022), atuou por 12 anos na Educação Básica em diversas esferas, e desde 2008 está no Ensino Superior. Sua experiência abrange docência e gestão nas áreas de Educação e Saúde, com foco em temas como Infâncias, Formação de Profissionais para a Docência, Estudos do Lazer, Educação Especial, Inclusiva e Adaptada, Gestão, Planejamento, Políticas Públicas em Saúde e Ciclos de Vida.

Referências

DE LIMA, Francisco José; GONÇALVES, Brenda Maria Vieira. Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores: incentivo ao aperfeiçoamento e a valorização da docência. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 14, n. 2, 2024.

DOS SANTOS, Jhonatan Lino. Olhar sobre o pontencial do PIBID na formação inicial docente. Educação, Ensino e Interdisciplinaridade em Foco-EdeinFo, v. 1, n. 1, 2024.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como terceiro espaço de formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, maio/ago. 2014.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma Teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 2006.

LAVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas / Christian Laville e Jean Dionne; tradução Heloisa Monteiro e Francisco Settineri. — Porto Alegre : Artmed; Belo Horizonte: EditoraUFMQ 1999.

MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2006.

NASCIMENTO, Priscila Artte Rosa. O PIBID e a construção de uma Comunidade de Aprendizagem Docente: contribuições para a formação de professores. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 26, 2024.

NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1991.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1992.

NÓVOA, A. Professores - Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 8. ed. São Paulo, SP: Cortez, 2012.

SAVIANI, D. Formação de professores: Aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, 14(40), 143- 155, 2009.

TARDIF, M. e LESSARD, C. Le travail enseignant au quotidien. Contribution à l’étude du travail dans les métiers et les professions d’interactions humaines. Quebec: De Boeck/PUL, 1999.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. São Paulo: Papirus Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Costa Martins, T., & Abrão, R. K. (2025). PERSPECTIVAS AO PIBID NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 8(1), 119–138. https://doi.org/10.20873/PERSPIBID