UMA EXPERIÊNCIA DE COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO MOSAICO VIRTUAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Autores

  • Paulo Sérgio Gomes Soares UFT
  • João Vitor Wohlhaupter Moura Mascarenhas Santos Universidade Federal do Tocantins/Graduando https://orcid.org/0000-0002-2555-2122
  • Ana Luísa Wohlhaupter Moura Mascarenhas Santos Universidade Federal do Tocantins/Professor https://orcid.org/0000-0002-2555-2122
  • Mateus de Melo Veloso Universidade Federal do Tocantins/Professor
  • Alcina Loyane da Silva Marques Santos Universidade Federal do Tocantins/Professor
  • Claudecy Cardoso Jorge Universidade Federal do Tocantins/Professor

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15227

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Ensino Médio, Programa Residência Pedagógica, TDCs, Racismo

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar a dinâmica da criação dos mosaicos virtuais da consciência negra como produtos audiovisuais e proposta para uma metodologia alternativa para ensinar a filosofar, a partir de temáticas emergentes e que fazem parte do cotidiano escolar. A concepção adotada é que é possível filosofar para além do textual, expondo o pensamento sistematizado em diferentes formatos. O trabalho de formação de professores foi desenvolvido no CEGTI Rachel de Queiroz, municícipio de Palmas-TO, junto aos estudantes de Ensino Médio, durante a pandemia da Covid-19, portanto, um contexto conturbado, cheio de incertrezas e possibilidades. Para descrever o contexto, foi utilizado como metodologia a observação participante e para construir os mosaicos, a metodolgia da sala de aula invertida, seguindo procedimentos que fizeram uso intensivo das TDCs, como previsto pela BNCC, tecnologias, com ênfase no celular, Apps como o Canva e plataformas virtuais como o google meet, foram amplamente utilizadas para produzir audiovisuais contextualizados e críticos com a temática do racismo estrutural. Todos os produtos estão disponíveis para acesso no canal do YouTube da escola.

Biografia do Autor

João Vitor Wohlhaupter Moura Mascarenhas Santos, Universidade Federal do Tocantins/Graduando

Graduando em Filosofia. Universidade Federal do Tocantins. Bolsista CAPES. E-mal:  joaovitot17@gmail.com

Ana Luísa Wohlhaupter Moura Mascarenhas Santos, Universidade Federal do Tocantins/Professor

Graduanda em Filosofia. Universidade Federal do Tocantins. Bolsista CAPES. E-mal:   luisa.wohlhaupter@mail.uft.edu.br   

Mateus de Melo Veloso, Universidade Federal do Tocantins/Professor

Graduando em Filosofia. Universidade Federal do Tocantins. Bolsista CAPES. E-mal: mateusmelo88@hotmail.com

Alcina Loyane da Silva Marques Santos, Universidade Federal do Tocantins/Professor

Graduada em Filosofia (UFT/2022). Universidade Federal do Tocantins. Bolsista CAPES. E-mal: loyanemarx@gmail.com

Claudecy Cardoso Jorge, Universidade Federal do Tocantins/Professor

Graduando em Filosofia. Universidade Federal do Tocantins. Bolsista CAPES. E-mal: ccjorginho@yahoo.com.br

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Soares, P. S. G., Wohlhaupter Moura Mascarenhas Santos, J. V., Wohlhaupter Moura Mascarenhas Santos, A. L., de Melo Veloso, M., da Silva Marques Santos, A. L., & Cardoso Jorge, C. (2023). UMA EXPERIÊNCIA DE COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO MOSAICO VIRTUAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(2), 122–145. https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15227