UMA EXPERIÊNCIA DE COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO MOSAICO VIRTUAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft-v5n2/15227Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Ensino Médio, Programa Residência Pedagógica, TDCs, RacismoResumo
O objetivo do artigo é apresentar a dinâmica da criação dos mosaicos virtuais da consciência negra como produtos audiovisuais e proposta para uma metodologia alternativa para ensinar a filosofar, a partir de temáticas emergentes e que fazem parte do cotidiano escolar. A concepção adotada é que é possível filosofar para além do textual, expondo o pensamento sistematizado em diferentes formatos. O trabalho de formação de professores foi desenvolvido no CEGTI Rachel de Queiroz, municícipio de Palmas-TO, junto aos estudantes de Ensino Médio, durante a pandemia da Covid-19, portanto, um contexto conturbado, cheio de incertrezas e possibilidades. Para descrever o contexto, foi utilizado como metodologia a observação participante e para construir os mosaicos, a metodolgia da sala de aula invertida, seguindo procedimentos que fizeram uso intensivo das TDCs, como previsto pela BNCC, tecnologias, com ênfase no celular, Apps como o Canva e plataformas virtuais como o google meet, foram amplamente utilizadas para produzir audiovisuais contextualizados e críticos com a temática do racismo estrutural. Todos os produtos estão disponíveis para acesso no canal do YouTube da escola.
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