PRÁTICAS DOCENTES E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO: O que dizem os docentes envolvidos em processos de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n2p144

Resumo

RESUMO

A análise efetuada neste trabalho teve como objeto as práticas docentes desenvolvidas docentes em universidades portuguesas por ocasião da implementação do Processo de Bolonha. O foco foi entender como as práticas docentes envolvidas na formação em Comunicação Social/Jornalismo foram afetadas pelas tecnologias emergentes e pelo Processo Bolonha. A percepção dos a(u)tores é bem ampla sobre as estratégias de formação acadêmica antes e pós-Bolonha, amplificadas pelas tecnologias das duas últimas décadas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Processo de Bolonha; Formação; União Europeia; Comunicação.

 

 

ABSTRACT

The analysis carried out in this work had as its object the teaching practices developed by teachers in Portuguese universities during the implementation of the Bologna Process. The focus was to understand how the teaching practices involved in Social Communication / Journalism training were affected by emerging technologies and the Bologna Process. The perception of the authors is very wide about the strategies of pre and post-Bologna academic formation, amplified by the technologies of the last two decades. 

KEYWORDS: Bologna Process; Formation; European Union; Communication.

 

 

RESUMEN

El análisis realizado en este documento tuvo como objeto las prácticas docentes desarrolladas por los docentes en las universidades portuguesas durante la implementación del Proceso de Bolonia. El objetivo era comprender cómo las prácticas docentes involucradas en la capacitación en Comunicación Social / Periodismo se vieron afectadas por las tecnologías emergentes y el Proceso de Bolonia. La percepción de los autores es muy amplia sobre las estrategias de formación académica pre y post Bolonia, amplificadas por las tecnologías de las últimas dos décadas.

 

PALABRAS CLAVE: Proceso de Bolonia; Entrenamiento; Unión Europea; Comunicación.

 

 

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Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

Porto Junior, F. G. R. (2019). PRÁTICAS DOCENTES E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO: O que dizem os docentes envolvidos em processos de formação . Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 3(2), 144–157. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n2p144

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