INICIAÇÃO AO JORNALISMO NO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO COMPARTILHADA DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR: A FORMAÇÃO DE ALUNOS ASSESSORES DE COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2017v1n2p19Palavras-chave:
Assessoria de Comunicação, Formação, Administração CompartilhadaResumo
Expõe o relato de experiência da participação de pós-graduandos do Curso de Especialização em Ensino de Comunicação / Jornalismo: Temas Contemporâneos, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), como ministrantes de oficinas no Curso de Formação de “Assessores de Comunicação” do Colégio da Polícia Militar (CPM) de Araguaína, realizado no primeiro semestre de 2016, por meio de projeto de extensão acadêmica “Escola Livre de Jornalismo”. O curso está previsto no sistema de Administração Compartilhada do Regimento Interno da referida unidade escolar e visa à preparação de alunos para a realização de atividades de comunicação institucional do colégio.
PALAVRAS-CHAVE: Assessoria de Comunicação; Formação; Administração Compartilhada.
ABSTRACT
It presents the report of experience of the participation of postgraduates of the Specialization Course in Communication / Journalism Teaching: Contemporary Issues, Federal University of Tocantins (UFT), as workshop attendees in the Training Course of "Communication Advisors" of the College Of the Military Police (CPM) of Araguaína, held in the first half of 2016, through an academic extension project of the "Free School of Journalism". The course is provided for in the Shared Administration System of the Internal Regulation of the said school unit and aims at the preparation of students for the accomplishment of institutional communication activities of the college.
KEYWORDS: Communication Advisory; Formation; Shared Administration.
RESUMEN
En el curso de formación de "Asesores de Comunicación" del Colegio, los profesores de la Universidad Federal de Tocantins (UFT), como ministrantes de talleres en el Curso de Formación de "Asesores de Comunicación" del Colegio De la Policía Militar (CPM) de Araguaína, realizado en el primer semestre de 2016, por medio de un proyecto de extensión académica de la "Escuela Libre de Periodismo". El curso está previsto en el sistema de Administración compartida del Reglamento Interno de la referida unidad escolar y tiene como objetivo la preparación de alumnos para la realización de actividades de comunicación institucional del colegio.
PALABRAS CLAVE: Asesoría de comunicación; Formación; Administración compartida.
Downloads
Referências
BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. – São Paulo: Arte e Ciência, 2004.
BITTENCOURT, Otávio Joarez de Abreu. Uma proposta de Assessoria de Comunicação para o Campus Juiz de Fora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Juiz de Fora, 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/facom/files/2013/05/monografia-OTAVIO-final.pdf. Último acesso em: 09/11/2016.
CANDAU, Vera Maria. Educação em Direitos Humanos: Uma Proposta De Trabalho. Oficinas pedagógicas de Direitos Humanos. Rio de Janeiro, 1999. Disponível em <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/veracandau/candau_edh_proposta_trabalho.pdf>. Acesso em 01 nov 2016.
COSTA, Lailton Alves da. Jornalismo Brasileiro: caminhos e dúvidas para o estudo dos gêneros jornalísticos nos cinco maiores jornais do País. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Santos – SP, 2007. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers /nacionais/2007/resumos/R2197-1.pdf>. Acesso em 13 out. 2009.
GOMES, Luciano Silva; PÔRTO, Francisco Gilson Rebouças. A Percepção dos Educadores do Centro de Ensino Médio Dr. José Aluísio em Araguaína (TO) sobre o Processo de Militarização da Escola. In: Comunicação, jornalismo e educação: novas narrativas e espaços educativos. [recurso eletrônico] / Gilson Pôrto Jr.; Ana Carolina Costa dos Anjos (Orgs.) -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2016.
LIMA, Ivan. A fotografia é a sua linguagem; apresentação: Walter Firmo – Rio de Janeiro: Espaço e tempo, 1988.
LIMA, Ivan. Fotojornalismo brasileiro: realidade e linguagem. – Rio de Janeiro: Fotografia brasileira, 1989.
MARQUES DE MELO, José. Jornalismo Opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3ª ed. Rio de Janeiro: Mantiqueira, 2003.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Porto, 2002. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo.pdf. Último acesso em: 01/11/2016.
SOUZA, Priscilla Caroline de Paula. A importância da assessoria de imprensa nas organizações: um diagnóstico da comunicação do Supermercado Escola. Viçosa – MG, 2008. Disponível em:
TOCANTINS, Colégio da Polícia Militar de Araguaína. Regimento Interno 2016. Disponibilizado pela Secretaria da Unidade Escolar.
TORQUATO DO REGO, Francisco Gaudêncio. Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.