ASSESSORIA DE IMPRENSA E O RELACIONAMENTO COM OS JORNALISTAS DE TV
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p182Resumo
Esta pesquisa traz uma breve discussão sobre as expectativas dos assessorados sobre seus assessores no que se refere ao desenvolvimento de suas atividades, a ética e linha editorial de cada empresa, seja ela de assessoria ou das organizações dos jornais. A pesquisa foi desenvolvida abordando as características dos profissionais que desempenham as funções de assessor de imprensa e as de produtores de TV. Além disso, foi feita uma abordagem entre o significado de deadline, releases e como deve ser o relacionamento dos assessores com os profissionais de TV, relacionamento esse aliado às necessidades diárias de divulgação de informações o mais exatas possível.
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo; Assessoria de Imprensa; Jornalistas; Empresas jornalísticas.
ABSTRACT
This research brings a brief discussion about the expectations of the advisors about their advisors with regard to the development of their activities, the ethics and editorial line of each company, be it advisory or the organizations of newspapers. The research was developed addressing the characteristics of the professionals who perform the functions of press officer and those of TV producers. In addition, an approach was taken between the meaning of deadline, releases and how the relationship between advisors and TV professionals should be, a relationship that allied to the daily needs of disclosing information as accurately as possible.
KEYWORDS: Journalism; Press office; Journalists; Newspaper companies.
RESUMEN
Esta investigación trae una breve discusión sobre las expectativas de los asesores sobre sus asesores con respecto al desarrollo de sus actividades, la ética y la línea editorial de cada empresa, ya sea de asesoramiento u organizaciones de periódicos. La investigación se desarrolló abordando las características de los profesionales que desempeñan las funciones de responsable de prensa y las de los productores de televisión. Además, se adoptó un enfoque entre el significado de la fecha límite, los comunicados y cómo debería ser la relación entre asesores y profesionales de la televisión, una relación que se alió a las necesidades diarias de revelar información con la mayor precisión posible.
PALABRAS CLAVE: Periodismo; Oficina de prensa; Periodistas Compañías de periódicos.
Downloads
Referências
ALVES, E. J.; SILVA, B. D. DA; SILVA, R. DA S. DA. MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROCESSO DE BOLONHA EM PORTUGAL. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 248-273, 1 out. 2017.
ANDREATTA-DA-COSTA, L.; CASTILHOS, A. DA C. CONTRIBUIÇÕES DO FACEBOOK PARA A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 274-300, 1 ago. 2017.
BAPTAGLIN, L. A.; CHIERENTIN SANTI, V. J. AS INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS URBANAS NO CIRCUITO DA ARTE EM RORAIMA E O POTENCIAL COMUNICATIVO DOS SABERES ARTÍSTICOS AMAZÔNICOS. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 615-637, 29 jun. 2018.
BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
CHAGAS, Carlos. Agir ético dentro e fora das assessorias de imprensa. In: DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas S. A. - 2003.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Ética no jornalismo. São Paulo: Contexto, 2008.
CURADO, Olga. A noticia na TV: o dia-a-dia de quem faz telejornalismo. Sao Paulo: Alegro, 2002.
DUARTE, Jorge(Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
ELHAJJI, M.; ESCUDERO, C. WEBDIÁSPORA: Migrações, TICs e memória coletiva. Revista Observatório, v. 2, n. 5, p. 334-363, 25 dez. 2016.
EVANGELISTA, F.; MARTINS , K. D.; ANGELINI, M. F. C.; ROCHA, M. J. F. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: O uso das TIC por docentes e as novas articulações de saberes educacionais no sudeste do Pará. Revista Observatório, v. 5, n. 5, p. 188-208, 1 ago. 2019.
FERRARETTO, Elisa Kopplin; FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de Imprensa: teoria e prática. 5.ed. São Paulo: Summus, 2009.
GALLERT, A. Z.; TACCA, M. C. V. R. ESCOLHA PROFISSIONAL E PERSPECTIVAS DE FUTURO NA DOCÊNCIA: uma análise a partir da subjetividade dos professores. Revista Observatório, v. 2, n. 4, p. 419-441, 30 out. 2016.
LOPES, P.; PEREIRA, S.; MOURA, P.; CARVALHO, A. Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 42-61, 8 dez. 2015.
LUCENA, S.; OLIVEIRA, A. A. D. DIÁRIO ONLINE NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: uma experiência de pesquisa multirrreferencial. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 158-181, 14 jan. 2019.
MACHADO, L. S.; COSTA, T. K. DE L.; MORAES, R. M. DE. MULTIDISCIPLINARIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE SERIOUS GAMES E SIMULADORES PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 149-172, 29 jun. 2018.
MARTINEZ, M. Reflexões sobre Jornalismo e História Oral: um campo com mais convergências do que dissonâncias. Revista Observatório, v. 2, n. 1, p. 75-91, 1 maio 2016.
MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa: como se relacionar com a mídia.
MARTINS, Victor. Estrutura de um Telejornalismo. Disponível em: <http://manualdosfocas.com.br >. Acesso em: 27 fev. 2012.
MELO, A. S. E. ENQUADRAMENTO HISTÓRICO LEGAL DO PROCESSO DE BOLONHA E O SEU IMPACTO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 75-141, 1 out. 2017.
MILHOMEM, Luciano. Relacionamento Assessor/Assessorado: entre tapas e beijos. In: DUARTE, Jorge. Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo. Atlas, 2003.
MIRANDA-PINTO, M. S.; MONTEIRO, A. F.; OSÓRIO, A. J. POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE ROBÔS PARA CRIANÇAS EM IDADE PRÉ ESCOLAR: 3 A 6 ANOS. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 302-330, 1 jul. 2017.
MOIO, I.; ALCOFORADO, L.; VIEIRA, C. C. A DECLARAÇÃO DE BOLONHA E O REFORÇO DA ABERTURA DO ENSINO SUPERIOR A NOVOS PÚBLICOS: perceções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 169-201, 1 out. 2017.
MOTA, L. C. M. DE A.; FERREIRA, A. G. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL NO QUADRO DO ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 38-74, 1 out. 2017.
NEIVA, I. C.; AUGUSTO, A. Comunicólogo que brinca comunica mais?. Revista Observatório, v. 1, n. 1, p. 43-62, 30 set. 2015.
NUNES, S. G.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017.
PINHO, M. J. DE. UNIVERSIDADE E CRISE INSTITUCIONAL: perspectivas de uma formação humana. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 274-315, 1 out. 2017.
PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. FORMANDO PESQUISADORES PÓS-BOLONHA EM PORTUGAL: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 202-228, 1 out. 2017.
REIS, E. G. DOS. O ENSINO SUPERIOR EM CABO VERDE E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE BOLONHA. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 142-168, 1 out. 2017.
ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M. FORMAÇÃO DOCENTE: uso das tecnologias como ferramentas de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 578-596, 1 out. 2019.
ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M.; SOUSA, J. L. DOS S.; SOUSA, G. R. DE. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 673-694, 1 ago. 2018.
ROSA, T. M. O.; SILVA, L. H. O. DA; SILVA, E. DA. EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NUM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: sentidos e interações nos espaços de formação. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 487-511, 1 ago. 2018.
SANTOS, E.; MARTINS, V. CIBERVÍDEOS E MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇAO ONLINE. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 231-262, 1 ago. 2018.
SANTOS, J. S. DOS; DA SILVA, E. P.; PEREIRA, I. A. C. BENEFÍCIOS PEDAGÓGICOS DO USO DE EQUIPAMENTOS CELULARES EM SALA DE AULA. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 536-556, 1 ago. 2018.
SANTOS, J. S. DOS; MACEDO, M. DE L. L. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: teoria e prática na construção do conhecimento. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 581-602, 1 jul. 2017.
São Paulo: Contexto, 2009.
SEIXAS, L. VALORES NOTÍCIA: uma proposta de análise. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 334-366, 29 jun. 2018.
SEABRA, Roberto. Estrutura de uma Redação. Disponível em: <http://sobresites.com/jornalismo Acesso em >.: 28 fev. 2012.
SILVA, B. D. DA; ALVES, E. J.; PEREIRA, I. C. A. DO QUADRO NEGRO AO TABLET: Desafios da docência na era digital. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 532-560, 1 maio 2017.
SILVA, B. D.; SARTORI, A. S.; MARTINI, R. G. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO AGENTES DE INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO COM A GLOCALIDADE. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 387-406, 1 jul. 2017.
SILVEIRA JUNIOR, P. M. DA. Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação: o paradigma pulsional. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 136-155, 8 dez. 2015.
TEIXEIRA, I.; DA SILVA, V. C.; MARTINS, J. L. A CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS PÓS-BOLONHA: NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 229-247, 1 out. 2017.
VILAS BOAS, F. S. DE O.; MUNIZ, D. M. S. ENTRE TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS: a formação do professor-leitor. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 206-230, 1 ago. 2018.
TREVISAN, M. K.; DE PRÁ, E. B.; GOETHEL, M. F. Meme: intertextualidades e apropriações na Internet. Revista Observatório, v. 2, n. 1, p. 277-298, 1 maio 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.