ASSESSORIA DE IMPRENSA E O RELACIONAMENTO COM OS JORNALISTAS DE TV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p182

Resumo

Esta pesquisa traz uma breve discussão sobre as expectativas dos assessorados sobre seus assessores no que se refere ao desenvolvimento de suas atividades, a ética e linha editorial de cada empresa, seja ela de assessoria ou das organizações dos jornais. A pesquisa foi desenvolvida abordando as características dos profissionais que desempenham as funções de assessor de imprensa e as de produtores de TV. Além disso, foi feita uma abordagem entre o significado de deadline, releases e como deve ser o relacionamento dos assessores com os profissionais de TV, relacionamento esse aliado às necessidades diárias de divulgação de informações o mais exatas possível.

 

PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo; Assessoria de Imprensa; Jornalistas; Empresas jornalísticas.

 

ABSTRACT

This research brings a brief discussion about the expectations of the advisors about their advisors with regard to the development of their activities, the ethics and editorial line of each company, be it advisory or the organizations of newspapers. The research was developed addressing the characteristics of the professionals who perform the functions of press officer and those of TV producers. In addition, an approach was taken between the meaning of deadline, releases and how the relationship between advisors and TV professionals should be, a relationship that allied to the daily needs of disclosing information as accurately as possible.

 

KEYWORDS: Journalism; Press office; Journalists; Newspaper companies.

 

 

RESUMEN

Esta investigación trae una breve discusión sobre las expectativas de los asesores sobre sus asesores con respecto al desarrollo de sus actividades, la ética y la línea editorial de cada empresa, ya sea de asesoramiento u organizaciones de periódicos. La investigación se desarrolló abordando las características de los profesionales que desempeñan las funciones de responsable de prensa y las de los productores de televisión. Además, se adoptó un enfoque entre el significado de la fecha límite, los comunicados y cómo debería ser la relación entre asesores y profesionales de la televisión, una relación que se alió a las necesidades diarias de revelar información con la mayor precisión posible.

 

PALABRAS CLAVE: Periodismo; Oficina de prensa; Periodistas Compañías de periódicos.

 

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Biografia do Autor

Clifton Morais Correia, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Gurupi (UnirG). Especialista em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias, pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá (FACIMAB). Mestrando em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: cliftonmorais@hotmail.com.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

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Publicado

2020-01-03

Como Citar

Correia, C. M., & Porto Junior, F. G. R. (2020). ASSESSORIA DE IMPRENSA E O RELACIONAMENTO COM OS JORNALISTAS DE TV. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 4(1), 182–199. https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2020v4n1p182

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