PRÁTICAS DOCENTES E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO: O que dizem os docentes envolvidos em processos de formação
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2526-8031.2019v3n2p144Resumo
RESUMO
A análise efetuada neste trabalho teve como objeto as práticas docentes desenvolvidas docentes em universidades portuguesas por ocasião da implementação do Processo de Bolonha. O foco foi entender como as práticas docentes envolvidas na formação em Comunicação Social/Jornalismo foram afetadas pelas tecnologias emergentes e pelo Processo Bolonha. A percepção dos a(u)tores é bem ampla sobre as estratégias de formação acadêmica antes e pós-Bolonha, amplificadas pelas tecnologias das duas últimas décadas.
PALAVRAS-CHAVE: Processo de Bolonha; Formação; União Europeia; Comunicação.
ABSTRACT
The analysis carried out in this work had as its object the teaching practices developed by teachers in Portuguese universities during the implementation of the Bologna Process. The focus was to understand how the teaching practices involved in Social Communication / Journalism training were affected by emerging technologies and the Bologna Process. The perception of the authors is very wide about the strategies of pre and post-Bologna academic formation, amplified by the technologies of the last two decades.
KEYWORDS: Bologna Process; Formation; European Union; Communication.
RESUMEN
El análisis realizado en este documento tuvo como objeto las prácticas docentes desarrolladas por los docentes en las universidades portuguesas durante la implementación del Proceso de Bolonia. El objetivo era comprender cómo las prácticas docentes involucradas en la capacitación en Comunicación Social / Periodismo se vieron afectadas por las tecnologías emergentes y el Proceso de Bolonia. La percepción de los autores es muy amplia sobre las estrategias de formación académica pre y post Bolonia, amplificadas por las tecnologías de las últimas dos décadas.
PALABRAS CLAVE: Proceso de Bolonia; Entrenamiento; Unión Europea; Comunicación.
Downloads
Referências
ALVES, E.; SILVA, B.; SILVA, R. MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROCESSO DE BOLONHA EM PORTUGAL. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 248-273, 1 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p248.
BATISTA, A.; MACIEL, W. PRISÃO COMO GUETO: a dinâmica de controle e de extermínio de jovens negros pobres. Revista Observatório, v. 4, n. 2, p. 174-200, 1 abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p174.
MELO, A. ENQUADRAMENTO HISTÓRICO LEGAL DO PROCESSO DE BOLONHA E O SEU IMPACTO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 75-141, 1 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p75.
MOIO, I.; ALCOFORADO, L.; VIEIRA, C. A DECLARAÇÃO DE BOLONHA E O REFORÇO DA ABERTURA DO ENSINO SUPERIOR A NOVOS PÚBLICOS: perceções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 169-201, 1 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p169.
MOTA, L.; FERREIRA, A. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL NO QUADRO DO ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 38-74, 1 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p38.
NUNES, S.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p338.
PÔRTO JUNIOR, F. G. R. Entre Comunicação e Educação: o Processo de Bolonha e as ações formativas em cursos de Comunicação Social / Jornalismo em Portugal. 2012. 614 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 2012. Disponível em . Acesso em 09 nov. 2019.
PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. FORMANDO PESQUISADORES PÓS-BOLONHA EM PORTUGAL: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 202-228, 1 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p202.
PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. Sobre os processos formativos, Bolonha e o curso de Comunicação Social/Jornalismo: consolidando-se posições nas políticas educacionais. Revista Eletrônica Mutações, [S.l.], v. 6, n. 10, p. 13-24, mar. 2015. ISSN 2178-7018. Disponível em: <http://www.periodicos.ufam.edu.br/relem/article/view/799>. Acesso em: 05 dec. 2019.
PINHO, M. UNIVERSIDADE E CRISE INSTITUCIONAL: perspectivas de uma formação humana. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 274-315, 1 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p274.
REIS, E. O ENSINO SUPERIOR EM CABO VERDE E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE BOLONHA. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 142-168, 1 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p142.
TEIXEIRA, P. O. O ensino de jornalismo em Portugal uma história e análise dos planos curriculares. Porto, 2009-2010.Orientador: Prof. Dr. Jorge Pedro Sousa. Dissertação (mestrado). Universidade Fernando Pessoa. 165 f. Disponível em < http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1681/2/DM_19061.pdf>. Acesso 04 set. 2017.
TEIXEIRA, I.; DA SILVA, V.; MARTINS, J. A CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS PÓS-BOLONHA: NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 229-247, 1 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p229.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT]
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.