O USO DA MÍDIA TELEVISIVA POR GRUPOS E INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA IURD NA REDE RECORD

Autores

  • Jackson de Souza Félix Universidade Federal de Roraima
  • Vilso Junior Santi Universidade Federal de Roraima

Palavras-chave:

Televisão, IURD, Rede Record, Programa Fala que eu te escuto

Resumo

O crescimento desenfreado de novas mídias tem levado o indivíduo a acomodar-se aos novos modos de relacionamentos, quer seja interpessoal, quer seja espiritual, possibilitando a manutenção de um relacionamento mais próximo diante de sua divindade, como é o caso de várias emissoras cristãs surgidas ao longo dos últimos anos no Brasil. A mais famosa delas é a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), criada há 36 anos e que ao longo desse tempo tem utilizados os meios de comunicação como forma de conquistar cada vez mais fiéis para sua igreja, pregando a Teologia da Prosperidade. Este artigo busca analisar o programa Fala que eu te escuto veiculado na Rede Record, apontando os atos persuasivos e estratégias político-econômicos utilizadas pelos pastores eletrônicos e membros da Igreja, expondo como a IURD utiliza os meios de comunicação para o acúmulo de capital, além de entender a instituição religiosa iurdiana como uma grande empresa.

 

PALAVRAS-CHAVES: Televisão; IURD; Rede Record; Programa Fala que eu te escuto.

 

 

ABSTRACT

The unbridled growth of new media has led the individual to adapt to the new modes of relationships, be it interpersonal or spiritual, enabling the maintenance of a closer relationship with his divinity, as is the case with several Christian broadcasters over the last few years in Brazil. The most famous of these is the Universal Church of the Kingdom of God (IURD), which was created 36 years ago and has used the media as a means of winning more and more believers to its church, preaching Prosperity Theology. This article seeks to analyze the Speech program that I listen to in the Record Network, pointing out the persuasive acts and political-economic strategies used by the Church's electronic pastors and members, exposing how the IURD uses the media to accumulate capital, in addition to of understanding the religious institution as a great company.

 

KEYWORDS: Television; IURD; Network Record; Program Speak as I listen to you.

 

 

RESUMEN

El crecimiento desenfrenado de nuevos medios ha llevado al individuo a acomodarse a los nuevos modos de relaciones, ya sea interpersonal, ya sea espiritual, posibilitando el mantenimiento de una relación más cercana frente a su divinidad, como es el caso de varias emisoras cristianas surgidas a lo largo de los últimos años en Brasil. La más famosa de ellas es la Iglesia Universal del Reino de Dios (IURD), creada hace 36 años y que a lo largo de ese tiempo han utilizado los medios de comunicación como forma de conquistar cada vez más fieles a su iglesia, predicando la Teología de la Prosperidad. Este artículo busca analizar el programa Habla que yo te escucho en la Red Record, apuntando los actos persuasivos y estrategias político-económicos utilizados por los pastores electrónicos y miembros de la Iglesia, exponiendo cómo la IURD utiliza los medios de comunicación para la acumulación de capital, además de entender la institución religiosa iurdiana como una gran empresa.

 

PALABRAS CLAVES: Televisión; IURD; Red Record; Programa Habla que te escucho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson de Souza Félix, Universidade Federal de Roraima

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Roraima. Graduado em Comunicação Social com pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Graduado em Comunicação Social/ Jornalismo na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atualmente, membro do grupo de pesquisa Observatório Cultural da Amazônia e Caribe - Ama[z]oom e atua como web repórter no portal de notícias G1 Roraima. E-mail: jackson_s.felix@hotmail.com.

Vilso Junior Santi, Universidade Federal de Roraima

Graduado em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas; Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi coordenador do Curso de Comunicação Social/ Jornalismo e, atualmente, é Diretor do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima. E-mail: vjrsanti@gmail.com.

Referências

ANTONIO, L. S. Há controvérsias? A religião na televisão uma análise etnográfica do programa fala que eu te escuto da igreja universal do reino de deus. Disponível em: 18 ago. 2013. .http://www.humanas.unifesp.br/ciencias_sociais/dissertacao-leonardo-siqueira-antonio. Acesso em: 18 ago. 2013.

FACCIO, Maria da Penha Rocha. O Império Midiático da Igreja Universal do Reino de Deus: reflexões e análises das estratégias de comunicação da IURD. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0611-1.pdf. Acesso em: 10 ago. 2013.

FERRARI, Odêmio Antonio. Bispo S/A – A Igreja Universal do Reino de Deus. São Paulo. Ed. Ave Maria, 2007.

FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão. Ed. Imago. Rio de Janeiro, 1997.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversa sobre a iniciação à pesquisa científica. Ed. Alínea. 2011.

MARIANO, Ricardo. Os neopentecostais e a teologia da prosperidade. 1996, disponível em: http://lw1346176676503d038.hospedagemdesites.ws/v1/files/uploads/contents/78/20080626_os_neopentecostais.pdf. Acesso em: 18 ago. 2013.

ORO, Ari Pedro. Neopentecostalismo: dinheiro e magia. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/14957. Acesso em: 18 ago.2013.

PINTO, Sônia Lúcia Nunes. O poder da fé usando o poder da mídia para convencer os fiéis. Boa Vista. 2007.

REY, Luís. Planejar e redigir trabalhos científicos. Ed. Edgard Blucher, 2000.

RODRIGUES, E.G.B; DANTAS, J.G.D. Para além da religião: uma análise sobre a produção de conteúdo do programa Fala Que Eu Te Escuto. Disponível em: http://www2.metodista.br/unesco/anaisdaeclesiocom/Trabalhos/18.Para%20al%C3%A9m%20da%20Religi%C3%A3o_Emanuelle%20e%20Jos%C3%A9.pdf. Acesso em: 18 ago. 2013.

WOLF, Mario. Teorias da comunicação. Lisboa. Ed. Presença, 2010.

Downloads

Publicado

2018-04-23

Como Citar

Félix, J. de S., & Santi, V. J. (2018). O USO DA MÍDIA TELEVISIVA POR GRUPOS E INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA IURD NA REDE RECORD. Aturá - Revista Pan-Amazônica De Comunicação, 2(2), 245–260. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/atura/article/view/5195

Edição

Seção

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2